A Natura, o Itaú-Unibanco, a AmBev, o Grupo Boticário, e o Mercado Livre formam as 5 principais empresas com melhor reputação do Brasil, de acordo com o Ranking Merco 2023.

O levantamento foi realizada no Brasil entre abril e dezembro de 2023 pela consultoria Merco. A pesquisa avalia indicadores de reputação corporativa e leve em consideração mais de 11.000 entrevistas.

A metodologia da pesquisa inclui seis avaliações com 25 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões, que elegem as 10 companhias com a melhor reputação. Para cada empresa escolhida, os respondentes apontam três fortalezas e uma fraqueza entre 6 eixos e 18 variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além de sua presença on-line, verificada pelo Merco Digital, por meio do qual é realizada a avaliação dos canais digitais e das mídias sociais das empresas avaliadas.

A Natura ocupa o primeiro lugar no ranking pelo décimo ano consecutivo, mesmo tempo de duração do próprio ranking no Brasil. Na indústria da beleza, o Grupo Boticário conquistou a 4ª colocação, a ser comparado a uma sétima posição em 2022.

É um enorme orgulho e responsabilidade estar entre as empresas mais admiradas do Brasil. Há 47 anos acreditamos em relações sólidas e pautadas no nosso propósito de criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e, assim, o mundo ao nosso redor”, diz Fabiana De Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.