O impacto das mudanças climáticas foi o tema da conferência de abertura do congresso. Segundo o Dr. Dick Notz, do Max Planck Institute, "por mais que os políticos neguem a gravidade da situação, para os cientistas as mudanças climáticas já são uma realidade. O aquecimento do planeta é inevitável, e seus efeitos nas condições de vida da população mundial acarretarão mudanças nos hábitos e, portanto, na maneira como os cosméticos são usados".

O 30° congresso da IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic...

O 30° congresso da IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists) foi realizado em Munique, Alemanha, de 18 a 21 de setembro de 2018.

Os efeitos do meio ambiente sobre a pele foram tema de amplos debates. Não apenas a poluição, mas também o impacto de todo o espectro de radiação luminosa - abrangendo desde o ultravioleta até o infravermelho - alimentaram muitas discussões. Uma ênfase especial foi dada aos raios infravermelhos e à radiação visível que, nas peles asiáticas de tipo IV-V, provocam um aumento na produção de radicais livres. "Os raios infravermelhos aceleram o envelhecimento da pele e interferem na regulação de alguns genes envolvidos no funcionamento da matriz dérmica", explica Suyeon Lee, da empresa coreana SK Bioland. Por sua vez, Reinhold Dauskardt, da Universidade de Stanford (Estados Unidos), apresentou um estudo sobre as mudanças biomecânicas da pele sob o efeito da exposição a raios UV e IR.

Muitas novidades no campo de métodos de análise e objetivação de cosméticos foram compartilhadas durante o congresso. A Dra. Émilie Munnier, da Universidade de Tours (França), associou espectroscopia Raman e análise de dados para efetuar, graças a imagens de alta resolução espacial, um mapeamento da distribuição semiquantitativa dos ativos cosméticos na pele. Ziwei Zhang, da Universidade de Tubinge, na Alemanha, também utilizou espectroscopia confocal Raman para avaliar o impacto de emulsificantes e do tipo de formulação sobre a composição lipídica da camada córnea (stratum corneum). Os participantes do congresso tiveram também a oportunidade de assistir à apresentação de outros métodos de imageamento óptico não invasivos.

A microbiota continua sendo alvo de grande interesse, motivando diversas pesquisas que abrangem, por exemplo, a criação de modelos de pele que levam em conta a integralidade da microbiota cutânea, ou o estudo da influência de peptídeos antimicrobianos para a qualidade da pele. Patrick Robe, da Givaudan, apresentou uma análise da microbiota resultante da coleta de amostras de cinco regiões cutâneas diferentes em uma população de 86 mulheres caucasianas. Foram sequenciados 278 tipos de microbiota, evidenciando, entre outros, o papel determinante da taxa de secreção sebácea para a diversidade microbiana.

A influência do estilo de vida e as inovações em matéria de cuidados capilares e cosméticos decorativos também deram muito o que falar durante os três dias de congresso. A próxima edição do evento será realizada em Yokohama, no Japão, em 2020. Mas, daqui até lá, é possível assistir às conferências da IFSCC em Milão, na Itália, de 30 de setembro a 2 de outubro de 2019.