Com o nome de Resulook, o novo ingrediente vegetal elaborado pela Lubrizol Life Science - Beauty (LLS Beauty) é fabricado por métodos sustentáveis a partir de Myrothamnus flabellifolius, espécie africana também conhecida como "planta da ressurreição", pelo fato de entrar em hibernação na época da seca e despertar com a volta das chuvas. No imaginário do povo zulu, essa capacidade de renascer pode ser transmitida a quem utilizar a planta.

Extração com água subcrítica

A LLS Beauty se inspirou no uso tradicional dessa planta para criar o Resulook, princípio ativo que realça a beleza do olhar. Para obter esse efeito único, a empresa usou uma alternativa mais ecológica aos solventes químicos convencionais. Além de ter pegada ambiental menor, a tecnologia "Phenobio" de extração com água subcrítica permite a obtenção de um amplo leque de fitoativos altamente concentrados.

"Hoje, mais do que nunca, o setor de beleza vem dando atenção aos olhos, visto que as pessoas são obrigadas a usar máscaras higiênicas em razão da pandemia. Sobrancelhas e cílios sadios e mais densos destacam os olhos e deixam o olhar mais belo, quer a cliente esteja maquiada ou não. Desde que o mundo é mundo, são os olhos que criam a primeira impressão", ressalta a empresa.

Testes clínicos e in vitro

Segundo a LLS Beauty, os testes in vitro revelaram que o Resulook melhora o enraizamento dos pelos e favorece seu crescimento.

Foram também efetuados testes clínicos usando um soro e um rímel com 2% do ingrediente. Os resultados mostraram um aumento de 164% no comprimento dos cílios, em comparação com o grupo placebo. Os cílios ganharam mais tonicidade e as sobrancelhas ficaram mais densas, além de mais tônicas.

Cadeia de produção ética no Zimbábue

A planta da ressurreição segue uma cadeia de produção ética, sob a responsabilidade de uma empresa que trabalha com agricultores capacitados em práticas sustentáveis. "A empresa contribui para o desenvolvimento de comunidades em todo o Zimbábue, criando empregos e melhorando as condições de vida da população", afirma a LLS Beauty.

A empresa também trabalha em estreita colaboração com a Fundação Samara, organização sem fins lucrativos que presta assistência às comunidades rurais encarregadas das colheitas.