A L’Occitane en Provence já comercializa refil ecológico para seus shampoos e utiliza frascos que contêm, em média, 30% de PET reciclado. A marca pretende atingir o marco de 100% PET até 2025. (Foto: Courtesy of L’Occitane)

O acordo de fornecimento plurianual firmado entre o Grupo L’Occitane e a Loop Industries prevê que, a partir de 2022, a marca L’Occitane en Provence passe a incorporar plásticos Loop PET 100% sustentáveis em suas embalagens. A meta fixada pela marca é que a porcentagem de plástico reciclado nas embalagens de PET passe de 30% para 100% até 2025.

"A L’Occitane en Provence busca inspiração na natureza, nas pessoas e na cultura. Há mais de 40 anos, utilizamos ingredientes naturais de origem vegetal e métodos de fabricação ecológicos", comentou Adrien Geiger, Global Brand Director da marca, em um comunicado. "A inovadora tecnologia desenvolvida pela Loop abre novas perspectivas para a L’Occitane, que assim estará contribuindo mais ativamente para o combate à poluição por plástico, um problema que vem se agravando em nível mundial".

As técnicas de upcycling da Loop possibilitam a reciclagem de garrafas plásticas, tapetes e tecidos de poliéster, mas também de resíduos plásticos coletados em ambiente marinho. Todo esse material é processado e entra na composição de novas embalagens. Outra vantagem é que os plásticos reciclados da Loop Industries respeitam as exigências da FDA em matéria de embalagens para a indústria de alimentos.

Essa iniciativa é parte integrante de uma estratégia mais ampla da L’Occitane en Provence definida com o objetivo de reduzir o volume de resíduos plásticos. Para incentivar a reciclagem, a marca já disponibiliza pontos de coleta de embalagens vazias de cosméticos em 30% de suas lojas. A previsão é que, até 2025, todas as lojas ofereçam esse serviço.

Nos últimos anos, a indústria de cosméticos vem redobrando os esforços para diminuir o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente. É cada vez maior o número de marcas que adotam modelos mais ecológicos. No mês passado, por exemplo, a Lush, marca de beleza natural, apresentou a "Naked in Europe", linha vegana com embalagens sem plásticos, enquanto a REN Clean Skincare comprometeu-se a atingir a meta "resíduo zero" até 2021. A gigante Procter & Gamble também vem tentando melhorar sua imagem, participando da Alliance to End Plastic Waste (AEPW: Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos), associação criada recentemente com o objetivo de reduzir a poluição por plásticos nos oceanos.