A renomada escola de moda de Milão ampliou sua oferta de cursos, oferecendo novos ciclos de formação sobre perfumes e cosméticos, em especial três Masters para o ano letivo de 2023-2024: “Marketing and Communication Management for Fragrances and Cosmetics”, no campus de Paris; “Fragrances and Cosmetics Brand Management and Licencing”, disponível nas instalações de Paris e de Milão; e “Olfactory experience management for the luxury industry”, ministrado no campus de Florença.

O Instituto Marangoni oferecerá também, na escola de Florença, o curso intensivo “Product Management For Fragrances & Cosmetics”, com duração de um ano, bem como o curso “Fragrances & Cosmetics Management”, em Paris, este com duração de três anos.

Com os novos cursos, o Instituto Marangoni deseja criar sinergias com os principais protagonistas mundiais do setor, a fim de capacitar profissionais que, no futuro, façam realmente diferença no universo da beleza”, explica Stefania Valenti, diretora do Istituto Marangoni.

Para o lançamento dos novos programas, a escola estabeleceu uma série de parcerias com diversas instituições e organismos do setor, entre os quais a Accademia del Profumo – estabelecimento fundado em 1990 pela Cosmetica Italia (associação italiana de empresas do setor de cosméticos) para promover o perfume em todo o país –, além da Officine Santa Maria Novella e a Symrise.

Os estudantes terão também a possibilidade de conhecer e desenvolver a cultura ‘Made in Italy’ específica aos setores de perfumes e de beleza”, ressalta Ambra Martone, presidente da Accademia del Profumo.

Em relação ao conteúdo, os cursos começarão com a análise das estratégias do mercado de luxo, a história da indústria de perfumes e a análise do mercado e das tendências. Em seguida, os estudantes poderão estudar mais profundamente as estratégias de gestão de marca, os aspectos financeiros e econômicos do processo de concessão de licenças e as especificidades que elas apresentam em função de cada mercado. Sempre partindo do estudo de casos reais, o programa abordará também uma série de questões jurídicas, como propriedade intelectual, registro e proteção de marcas, direitos de distribuição e gestão de royalties. Para completar, serão organizados encontros com personalidades importantes do setor, na forma de seminários e mesas-redondas.

Criado em 1935 em Milão, o Istituto Marangoni acolhe a cada ano cerca de 5 mil estudantes provenientes de 170 países, que recebem capacitação em suas escolas situadas em Milão (School of Fashion et School of Design), Florença (School of Fashion & Art), Paris, Londres, Mumbai, Xangai, Shenzhen, Miami e Dubai.