O Grupo Boticário se torna uma das primeiras empresas no mercado de beleza a conquistar a certificação ISO 56002. Específica para sistemas de gestão de inovação, a certificação destaca a capacidade da companhia em desenvolver e implementar, de maneira eficaz, processos inovadores em seu ciclo de negócios.

Isso não apenas valida a dedicação à melhoria contínua, principalmente, sob o aspecto do lançamento de novos produtos, mas também para as soluções desenvolvidas, destacando o incansável trabalho de equipes multidisciplinares, e sobretudo, de P&D, consolidando a posição da empresa como referência e vanguardista do setor de beleza”, afirma Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Depois de 12 meses de adequações para a obtenção da certificação, a metodologia de gestão foi colocada em prática. Além da conquista, como resultado do projeto foi desenvolvido durante a busca da chancela um manual de inovação que garante as boas práticas da ISO sob a temática inovação. O material facilita a gestão do conhecimento dentro da companhia, sendo uma espécie de guia, garantindo a criação de um banco de dados em prol da governança e de novas inovações.

O projeto prevê ainda o desenvolvimento de horizontes de inovações, os chamados H2 e H3, que envolvem investimentos mais arriscados, novos mercados e até mesmo o desenvolvimento de hipóteses que permitam o descobrimento de novas soluções disruptivas. É o caso do Batom Inteligente, desenvolvido em parceria com o CESAR e com a startup Neurobots, que usa inteligência artificial para promover inclusão.