Fundada em Barcelona sob o sol do Mediterrâneo, a ISDIN deseja se afirmar como um expoente incontornável do segmento de proteção solar e saúde da pele. Fundada em 1975 como resultado de uma joint venture entre o laboratório farmacêutico Esteve e o grupo Puig, gigante espanhol do setor de beleza, a marca possui atualmente 15 filiais espalhadas pelo mundo, está presente em 59 países e vem registrando um crescimento exponencial.

"Nosso objetivo agora é manter um ritmo de crescimento de dois dígitos em 2024", explica Stéphanie Barbier, Global Corporate Marketing Director da empresa.

Fotoproteção e sensorialidade

A ISDIN conquistou notoriedade na América do Sul, dominando os mercados da Argentina e do Peru. Além disso, seduziu também o mercado brasileiro, onde comercializa o produto solar mais vendido no país. Presente há alguns anos nos Estados Unidos (on-line e em consultórios de dermatologia) e na China (na Tmall e redes especializadas), a marca começa a conquistar espaço nesses mercados difíceis, mas ávidos por novidades.

Na Europa, a ISDIN é líder do segmento de produtos solares na Espanha e, nos últimos tempos, vem ganhando notoriedade fora do país ao se associar a grandes eventos esportivos, em linha com a cultura da empresa de incentivar a vida ao ar livre. França, Itália e Alemanha estão no topo das prioridades do grupo. Para crescer, a marca pretende capitalizar as vantagens do uso diário de produtos que protejam contra os raios UV, valorizando também a sensorialidade da textura de seus produtos.

"A relação entre o envelhecimento cutâneo e a exposição ao sol já está mais do que comprovada, mas ainda é necessário realizar um vasto trabalho de conscientização sobre a importância de se ter uma rotina regular de fotoproteção. Nossos protetores solares foram inteiramente reformulados em 2023, com o objetivo de obter texturas exclusivas, mais leves e não pegajosas, que proporcionem uma sensorialidade excepcional", ressalta Éric Jourdan, Global Corporate Innovation & Development Director da ISDIN.

Inovação e compromisso

Várias novidades devem contribuir para o crescimento da empresa em 2024. Depois de realizar a fusão entre seu campeão de vendas FusionWater Magic e uma nova combinação de filtros solares enriquecida com um extrato antioxidante de microalgas do Mediterrâneo, a ISDIN apresentará o FusionWater Magic Glow, filtro anti-UV FPS 30 que oferece proteção diária otimizada, conferindo à pele um brilho luminoso instantâneo, graças à fórmula enriquecida com mica.

Este ano, a ISDIN está lançando também seu primeiro produto solar em bastão. O desenvolvimento dessa solução envolveu um complexo trabalho, pois a marca desejava associar a alta sensorialidade que caracteriza seus produtos a um nível máximo de proteção.

Para completar, a marca espanhola reforçou também sua linha de produtos especializados Fotoultra, destinada a pessoas cuja exposição ao sol requer uma resposta específica. São duas novas referências: Fotoultra Redness, para a pele que apresenta vermelhidão semelhante à rosácea; e Fotoultra Stop Prevent Color, uma versão tonalizada de seu protetor solar que previne o aparecimento de manchas de pigmentação.

Paralelamente, a marca organiza uma série de ações de conscientização sobre a importância da fotoproteção em escolas da Espanha e da América do Sul, bem como em circuitos de tênis, junto a atletas e espectadores, durante grandes torneios internacionais. O principal objetivo é contribuir para erradicar o câncer de pele. Único laboratório da Espanha a ter a certificação B Corp, a ISDIN está à frente de diversas iniciativas de proteção do meio ambiente, em particular por meio de um programa de limpeza do mar Mediterrâneo em parceria com várias ONGs. "Nosso compromisso consiste em retirar do mar um volume de plástico equivalente ao volume que lançamos no mercado com a linha de produtos FusionWater", continua Stéphanie Barbier. Concretamente, em 2023 foram extraídas da água 75 toneladas de plástico. Com o sucesso registrado por essa linha de produtos, em 2024 deverão ser retiradas 200 toneladas desse material.

Essas ações são desenvolvidas lado a lado com um sólido trabalho de P&D, buscando, por um lado, reduzir o uso de plásticos nas embalagens por meio de soluções de refil (nas linhas de produtos para peles maduras) e de uma maior oferta de embalagens recicláveis; por outro lado, o objetivo é diminuir o impacto das fórmulas no meio ambiente, efetuando análises ecotoxicológicas desde a fase de desenvolvimento do produto.

"Nosso maior desejo é ser uma love brand, respeitada por seus produtos e suas iniciativas", conclui a diretora de Marketing da empresa.