"Graças à experiência que acumulamos trabalhando para grandes marcas da indústria de beleza, desenvolvemos uma sólida expertise na área de fabricação", afirma Jayme Jenkins, Chief Brand Officer da Everist. "Para conseguir oferecer produtos ecológicos acessíveis ao maior número possível de pessoas, tivemos que inventar uma maneira diferente de fazer as coisas. Nossa proposta é desenvolver fórmulas que sejam as melhores em sua categoria e garantam a sustentabilidade do produto durante todo o ciclo de vida. Nossos concentrados capilares vão mudar a visão que temos da sustentabilidade na indústria de beleza".

Concentrados sem água

O modelo de negócios da jovem marca originária de Toronto consiste em criar produtos modernos e sustentáveis em termos de desempenho e design. O ponto de partida desse primeiro lançamento foi a descoberta de que a maioria dos shampoos e condicionadores disponíveis no comércio contêm mais de 70% de água e são vendidos em embalagens de plástico descartáveis. "Ou seja, basicamente, isso significa espalhar frascos de plástico cheios de água pelo mundo afora. Para nós, não tinha sentido seguir esse modelo", continua Jayme Jenkins.

Foi essa reflexão que levou a Everist a inventar um novo conceito: os shampoos e condicionadores concentrados. "Sempre achamos que os shampoos sólidos não são muito práticos e que os shampoos em pó costumam formar grumos. Para nós, o desempenho dos produtos é uma prioridade", explica ela.

A marca estreou com uma linha de produtos capilares que contém um shampoo concentrado sem água e um condicionador concentrado sem água, ambos comercializados em uma bisnaga de alumínio de 100 ml, semelhante a um tubo de creme dental, que pode ser colocado no necessaire de viagem. Como os produtos são triplamente concentrados, essa embalagem equivale a 300 ml de um produto tradicional. "Trata-se de uma iniciativa pioneira na indústria", diz a marca.

Fórmulas limpas sem conservantes

Os produtos são formulados a partir de derivados de coco e de aloe vera, bem como de óleos de hortelã-pimenta, amla e alecrim, entre outros insumos. Desenvolvidos para serem ingredientes "superlimpos", essas fórmulas à base de plantas não contêm parabenos, sulfatos, silicones, colorantes ou perfumes sintéticos. Além de serem veganos e não testados em animais, eles não contêm água nem conservantes e têm a textura de uma pasta cremosa que é ativada pela água do banho.

Com os novos concentrados capilares, o objetivo da marca é oferecer aos consumidores a experiência mais parecida possível com a proporcionada por um shampoo tradicional. Para usar os produtos, os consumidores precisam simplesmente molhar os cabelos, colocar uma pequena quantidade da pasta (dosagem para fios de comprimento médio) na palma das mãos molhadas, esfregá-las para ativar o produto e lavar os cabelos com a espuma assim formada, exatamente como se costuma fazer com um shampoo clássico.

Conceito resíduo zero

A fim de evitar a produção de resíduos resultantes de embalagens não recicláveis, a Everist decidiu usar bisnagas de alumínio que podem ser recicladas indefinidamente. A marca fornece uma ferramenta em forma de chave que facilita a extração do produto, de maneira a aproveitar ao máximo o conteúdo do tubo.

Quanto às tampas de plástico, a Everist pretende lançar um programa em circuito interno denominado CapBack, cujo objetivo é coletar as tampas. Fabricadas em polietileno tereftalato (PET), elas serão em seguida recicladas ou revalorizadas.

Para completar, a Everist deu início aos processos de certificação "1% for the Planet" e "Climate Neutral".

A empresa já lançou a pré-venda dos produtos e começará a distribuir os shampoos e condicionadores concentrados para os Estados Unidos e para o Canadá. Cada bisnaga será vendida por 24 dólares americanos ou 28 dólares canadenses.