O Boticário acaba de lançar EGEO Cogu, a primeira fragrância do mundo criada com o cogumelo Boletus Edulis . A fragrância foi desenvolvida em parceria com a Symrise, que em 2018, com a crescente tendência gastronômica na perfumaria, identificou o potencial do inusitado ingrediente para a perfumaria, segundo Luciana Knobel, vice-presidente de criação LATAM da casa de perfumaria.
“Buscamos estar sempre à frente das tendências e, por isso, sempre analisamos as movimentações de comportamento de consumidor e de mercado. O desenvolvimento de um novo ingrediente leva bastante tempo, portanto é preciso criar uma cultura de olhar para frente, isso é chave para a inovação. No caso do cogumelo Boletus Edulis, notamos uma inclinação do consumidor por este tema e nosso desenvolvimento começou. Após vários anos de adaptação para aplicação em fragrâncias e um longo processo de introdução na paleta de perfumistas, ele se tornou uma matéria-prima inovadora para a criação de perfume.”
A executiva fala que trabalhar com um ingrediente inédito na categoria é desafiador, mas também muito prazeroso. “Para o perfumista, um novo ingrediente é uma janela criativa que se abre, trazendo novas facetas e combinações. É claro que existe um tempo de estudo sobre ele, para entender qual é o papel que ele vai ter quando se combinar a outros ingredientes. Mas esse é um tipo de desafio delicioso, porque é quando podemos exercitar a criatividade, romper barreiras e inovar.”
Perfumaria elevada a novos patamares e contribuição com o mercado
Para ela, a importância de lançar uma fragrância com ingrediente inédito na perfumaria é justamente trazer inovação para um mercado que tem sede por novidade e por melhor performance de produto. “Ser portador da inovação e estar preparado para trabalhar com ela é fundamental para levar a perfumaria a novos patamares e contribuir positivamente com o mercado. O novo mexe com os sentidos e gostamos disso.”
A Natura também vem inovando nesse sentido. A empresa, que se posiciona como “A Casa de Perfumaria do Brasil”, ampliou recentemente dentro seu portfólio de perfumaria prestige com Aura Alba, a primeira fragrância no mundo desenvolvida com óleo natural da rosa alba de Konare, no nordeste da Bulgária.
“A Natura sempre buscou criar fragrâncias únicas, originais e multifacetadas, que contam histórias e trazem experiências sensoriais surpreendentes e a rosa alba de Konare representa isso. Cultivada de modo artesanal e com uma colheita extremamente delicada, ela é uma matéria-prima rara, de origem controlada e produção limitada. Hoje, temos o privilégio de ser a única marca com acesso a esse ingrediente, exclusividade que se dá através de uma parceria com a IFF”, afirma Erica Ribaldo, head de perfumaria Brasil da Natura.
Marco na história da perfumaria da Natura
Ela fala que, mais do mais do que a introdução de um novo ingrediente na categoria, Aura Alba é um marco na história da perfumaria da Natura. “O desenvolvimento dessa fragrância foi um verdadeiro desafio criativo e técnico para a nossa perfumista exclusiva, Verônica Kato, que atuou em colaboração com o perfumista Jean-Christophe Hérault para traduzir toda a complexidade e sofisticação da rosa alba de Konare em uma assinatura olfativa única.”
Essa não é a primeira vez que a Natura dá esse passo. “A busca por ingredientes inéditos na perfumaria faz parte da essência da marca há anos. Um exemplo que nos enche de orgulho é a Vanilla Bahiana, utilizada pela primeira vez na perfumaria mundial em Essencial Oud Vanilla. Essa baunilha é cultivada de forma totalmente artesanal na Bahia, com polinização manual das flores, um processo raro. Mais recentemente, lançamos Essencial Atrai, em que usamos a pimenta rosa nacionalizada pela Natura. Um ingrediente que antes era importado de Madagascar hoje é cultivado no Espírito Santo, com tecnologia de extração de ponta, o que reforça nossa vocação para o pioneirismo e nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva local”, diz Ribaldo.
A head de perfumaria garante que a busca por ingredientes únicos na perfumaria da Natura seguirá. “Somos líderes de mercado, presentes em quase metade dos lares brasileiros, e essa liderança é resultado direto da nossa capacidade de surpreender o consumidor com propostas novas, autênticas e sustentáveis.”