Embora o brasileiro venha se conscientizado da importância da proteção solar diária, grande parte da população ainda tem o hábito de usar fotoprotetores apenas nos momentos de grande exposição ao sol, como na praia ou piscina. É no verão que as vendas de protetores disparam no país e a indústria de cosméticos apresenta novidades para a próxima temporada que atendem às principais demandas da pele brasileira.

O Eucerin Sun Pigment Control Tinted FPS70 é uma dessas novidades. O protetor de amplo espectro com filtros UVA e UVB fotoestáveis, além de dupla proteção contra a luz visível, atua na prevenção e no tratamento de manchas escurecidas na pele. “A hiperpigmentação é uma queixa muito prevalente e com certeza será um grande aliado na rotina da mulher brasileira”, diz Paula Pitta, gerente científica da Eucerin.

O produto é formulado com Thiamidol, um ativo exclusivo da marca que age na produção da melanina, ou seja, na causa raiz da hiperpigmentação, segundo Pitta. Com textura leve e pigmentos minerais de cor (em dois tons, claro e médio), ele conta ainda com ácido glicirretínico, que auxilia na reparação de danos ao DNA causados pela radiação, e Licochalcona A, um ativo antioxidante que neutraliza os radicais livres.

Novidades no mercado brasileiro

A La Roche-Posay lançou com exclusividade no Brasil o Anthelios Airlicium+. A nova versão em textura fluída do consolidado Anthelios Airlicium promete redução de até 39% da oleosidade da pele em uma semana de uso e 60% em quatro semanas. “Muitos consumidores não aderem ao uso contínuo da proteção solar, pois alegam que alguns protetores podem causar uma oleosidade ainda maior”, afirma Maira da Matta, diretora da La Roche-Posay.

Ela conta que a textura fluída foi introduzida na categoria pois um dos incômodos dos consumidores é em relação à textura dos produtos, além da adaptabilidade de cores. “Foi com base nisso que a L’Oréal desenvolveu o produto com maior concentração de água termal, oferecendo assim uma textura leve, de fácil espalhabilidade e que se adapta de forma ampla a diferentes tons de pele”. Além de uma versão sem cor, que não deixa a pele esbranquiçada, o fotoprotetor apresenta duas variações de tons.

Da ISDIN, duas novidades vão ao encontro de necessidades dos brasileiros, um país com alta incidência solar e em que as pessoas se expõem muito ao sol. O Extrem 90 é um protetor solar facial com FPS 90, que garante proteção para a pele mesmo em condições extremas de radiação solar. Já o Fusion Gel Sport, que será lançado oficialmente no Brasil em 2023, é um protetor corporal com FPS 50 formulado especialmente para prática esportiva.

Todo produto é avaliado sob o olhar do mercado brasileiro antes de ser lançado aqui e vimos uma oportunidade neste segmento de esportes e atividades intensas”, afirma Marina Lewinski, gerente produtos de fotoproteção da ISDIN Brasil. Segundo ela, por não possuírem cor, os dois produtos se adequam a qualquer tom de pele.

O Boticário lança marca de proteção solar

Mais do que um novo produto, O Boticário lançou BOTI. SUN, marca que tem a premissa de construir um novo hábito de proteção solar entre os brasileiros. “A marca deseja incentivar o uso diário dos produtos e desmistificar a utilização apenas na praia e piscina, mostrando a importância do uso e reaplicação do produto para a saúde da pele”, diz Paulo Roseiro, diretor executivo de categorias beauty do Grupo Boticário.

Para isso, o portfólio facial e corporal de BOTI.SUN foi desenvolvido especialmente para a pele dos brasileiros. “A marca surge após dois anos e meio de pesquisa e testagem, ancorada em um processo de conceituação que mapeou todos os tipos de pele do consumidor no Brasil para chegar a um portfólio que atende a todas elas. O objetivo é oferecer produtos que respondam à diversidade da pele brasileira, no que diz respeito aos tipos - com a linha antioleosidade e antissinais –, e, sobretudo, tonalidades, já que a fórmula sem cor não altera o tom natural da pele”, declara Roseiro.