Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ciência e P&D

IFSCC 2017: Poluição e Ásia, dois grandes polos de pesquisas no setor de cosméticos

De 23 a 25 de outubro, Seul acolheu a 24ª edição da conferência da IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists). O evento reuniu especialistas dos mais diversos países para dialogar sobre os recentes avanços científicos que têm agitado o universo dos cosméticos. Mais de 550 pessoas assistiram às 30 palestras apresentadas nos salões do Grand Intercontinental Hotel de Seul e às 300 sessões de exibição de pôsteres. Veja a seguir um resumo dos principais temas abordados durante o evento.

A poluição e seu efeitos

A busca de meios para proteger a pele dos efeitos nocivos da poluição novamente foi tema de um grande número de palestras e pôsteres. Seja do ponto de vista dos modelos de estudo, dos ingredientes disponíveis ou dos alvos biológicos atingidos, a questão da poluição vem englobando um campo cada vez mais vasto, integrando aos poucos novos elementos.

A BASF, por exemplo, desenvolveu um aparelho que permite simular a exposição dos cabelos tanto aos gases de escape como à radiação UV. "Existem poucos trabalhos que estudam o impacto da poluição sobre os cabelos, mas sabemos muito bem que a composição e o aspecto dos fios mudam quando eles são expostos à poluição. A máquina que criamos reproduz o que acontece na realidade, sendo equipada com um sistema que modula o nível de exposição", explica Zhi Rao, da BASF China. A Shiseido, ilustrando na prática o efeito de repulsão gerado pela força eletrostática, apresentou um polímero à base de fosforilcolina que impede a aderência de partículas finas e de pólen à pele. Já a Gattefossé, em parceria com a Cytoo, levou à conferência um equipamento especial desenvolvido com o objetivo de analisar os efeitos biológicos que a luz de computadores pode ter sobre a pele. As duas empresas demonstraram o impacto significativo que a exposição a diversos tipos de tela tem sobre a função e a dinâmica mitocondrial dos fibroblastos cutâneos. A Silab, por sua vez, compartilhou os resultados de seus estudos sobre a mitocôndria e o estresse celular.

Peles asiáticas

A localização do evento, na Ásia, foi uma excelente oportunidade para a apresentação de estudos específicos sobre esse mercado. Um bom exemplo é o trabalho que buscou estabelecer uma correlação entre os parâmetros da pele e a análise genômica de 411 mulheres coreanas, possibilitando a identificação de novos marcadores de envelhecimento. Um outro estudo, desenvolvido com 5.205 indivíduos asiáticos, demonstrou de maneira evidente que, com o envelhecimento, além do aumento das rugas e da diminuição da elasticidade da pele, outro importante marcador da idade é o diâmetro dos poros. Para terminar, a empresa Amore Pacific – a primeira a comercializar produtos cushion e ainda hoje líder desse segmento – compartilhou os resultados de um estudo sobre as novas expectativas referentes a esse tipo de produto em três países asiáticos (Malásia, Cingapura e Tailândia).

Microbiota, sustentabilidade e eficácia

A conferência abordou também alguns dos principais temas que têm mobilizado a indústria de cosméticos atualmente: a barreira cutânea, a microbiota, a arte de formular produtos mais eficazes e mais sustentáveis e a formulação de produtos de maquiagem.

No ano que vem, a IFSCC organiza não uma conferência, mas seu 30° congresso. O evento será realizado na Alemanha, de 18 a 21 de setembro de 2018.

Régine Frick
(Tradução: Maria Marques)


Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções