Em novembro, as marcas de cuidados capilares Schwarzkopf Professional, Authentic Beauty Concept e STMNT Grooming Goods, apoiam as compras ecologicamente conscientes. Durante todo o período, as marcas vão reciclar 200% dos produtos vendidos ao longo do mês em todos os canais de venda.

Selo de compensação ambiental

As três marcas fazem parte do grupo alemão Henkel Beauty Care e estampam o selo eureciclo em seu portfólio. Essa certificação garante a compensação ambiental dos itens colocados no mercado: a cada produto vendido, uma quantidade equivalente do mesmo material da embalagem é reciclada. Durante o mês, o grupo dobrará a quantidade de material compensado. Ou seja, duas embalagens equivalentes de cada produto serão recicladas nas centrais de triagem parceiras.

De acordo com Camilla Garcia, Gerente de Marketing e Digital da Henkel Beauty Care, as marcas têm viés sustentável, com produtos com fórmulas limpas e veganas, além de embalagens recicladas e recicláveis. “A Henkel já reduziu 39% das emissões de CO2, resíduos e uso de água na fabricação de seus produtos. Também contamos com um sistema de logística e armazenamento que diminui em mais de 90% o uso de plástico nas operações. Entendemos que o setor de cosméticos pode ajudar a atenuar seu impacto no planeta e que os consumidores esperam que a marca que consomem prezam pela alta qualidade e preservação do meio ambiente”, explica Garcia.

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina a meta de 22% de logística reversa das embalagens comercializadas. A Henkel Beauty Care, no entanto, vai além e realiza a compensação de 100% desse material. Em 2021, foi compensada uma massa estimada de 162.5 toneladas nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, cuja medida equivale a 650 caixas d’água de 1000L.