Criado a partir de Himanthalia elongata, macroalga castanha presente na região francesa da Bretanha, o B-Lightyl tem ação preventiva e curativa no tratamento da hiperpigmentação cutânea.

O extrato restabelece a comunicação entre os fibroblastos e os melanócitos, contribuindo para mitigar os problemas de pigmentação. Segundo a Givaudan Active Beauty, esse ingrediente natural é "o primeiro princípio ativo universal desenvolvido com base em biotecnologia marinha e voltado para o tratamento de manchas escuras, com ação ao mesmo tempo suave e intensa".

Uma das principais preocupações do consumidor

"O envelhecimento natural e os diversos tipos de estresse ambiental a que estamos sujeitos - como exposição aos raios UV e poluição - provocam um descontrole do processo de pigmentação, resultando no aparecimento de manchas marrons e escuras na superfície da pele", explica a Givaudan Active Beauty.

Problemas de hiperpigmentação, manchas escuras e marcas marrons costumam aparecer nas regiões do corpo mais expostas ao sol, em particular o rosto, as mãos e a área do decote. Vistos como sinais que "entregam" a idade, esses distúrbios estão entre as principais preocupações dos consumidores urbanos em todas as regiões do mundo. Segundo a Givaudan, mais de 70% dos consumidores do planeta são afetados por esse tipo de problema. Paralelamente, a crescente preferência por produtos naturais e orgânicos também influi nos resultados dessa categoria.

Um recente estudo realizado pela Givaudan Active Beauty junto a consumidores do mundo todo revelou que o extrato de algas é considerado um dos ingredientes mais eficazes: 45% dos usuários de produtos de beleza na China confiam nesse princípio ativo para reduzir as manchas de hiperpigmentação.

Com o B-Lightyl, os especialistas em biotecnologia da Givaudan desejam capitalizar sobre o crescente interesse dos consumidores por ingredientes limpos e seguros.

Testes clínicos

A Himanthalia elongata é uma macroalga rica em polifenóis marinhos, particularmente em florotaninos. "Descobrimos que essas moléculas marinhas extremamente eficazes podem reativar a expressão do SDF-1, alvo muito importante em distúrbios de hiperpigmentação. Essa ação posiciona a Himanthalia elongata como um dos recursos mais sustentáveis para o desenvolvimento de cosméticos destinados a controlar o processo de pigmentação cutânea", ressalta Anne Humeau, gerente do setor de Biotecnologia Marinha da Givaudan Active Beauty.

Para avaliar a eficácia do B-Lightyl contra manchas escuras e distúrbios de pigmentação, foram feitos três testes clínicos usando o método duplo-cego controlado por placebo. A experiência foi realizada com mais de 100 voluntários que representavam diversos tipos de pele (caucasiana, asiática e africana).

Segundo a Givaudan Active Beauty, o B-Lightyl promoveu uma diminuição significativa do teor de melanina nas manchas escuras dos voluntários caucasianos (até - 12,6% em um mês, resultado mais de duas vezes melhor do que o obtido com o uso de placebo), bem como uma redução considerável do número de manchas visíveis em peles asiáticas (- 156% em um mês) e uma queda espetacular do teor de melanina das manchas de hiperpigmentação (-327% em dois meses) em peles africanas.

Essência iluminadora

Para ilustrar o potencial do B-Lightyl, a Givaudan Active Beauty formulou o S3D Oceanist, essência que atua como iluminador facial. A fórmula associa o B-Lightyl ao ativo iluminador Eutectys Sea Fennel e utiliza uma água rica em minerais marinhos (Eau de Source Marine) proveniente da Bretanha, região leste da França.

"Com sua delicada fragrância e sua textura de água oleosa, tendência que se destacou em 2020 no segmento de cuidados da pele, o S3D Oceanist é o produto de beleza ideal para deixar a pele mais lisa, eliminar as manchas escuras e uniformizar o tom", afirma a Givaudan.