O New Red 1805 [1] da Givaudan Active Beauty foi desenvolvido com o objetivo de propor uma alternativa sustentável aos pigmentos vermelhos sintéticos usados na formulação de produtos de maquiagem, inaugurando assim novas possibilidades de atender à crescente busca por uma beleza mais natural e limpa.

Pigmento vegetal vermelho de alto desempenho

O New Red 1805 é obtido a partir de rabanete vermelho chinês (Raphanus Sativus L.), cujas raízes são naturalmente ricas em metabolitos pigmentados, conhecidos como antocianos. O ingrediente foi desenvolvido para fabricantes de maquiagem natural, destinando-se em particular a marcas de batons que desejem oferecer produtos naturais, mas sem prejudicar o desempenho, a intensidade e a estabilidade da coloração.

Para ilustrar o potencial de uso do novo pigmento em fórmulas cosméticas, a...

Para ilustrar o potencial de uso do novo pigmento em fórmulas cosméticas, a Givaudan Active Beauty desenvolveu um luxuoso embelezador vermelho para os lábios.

"A maioria das fórmulas de maquiagem existentes utilizam como base pigmentos sintéticos. Desenvolvido graças a um método de fracionamento ecológico, o New Red 1805 oferece às marcas a possibilidade de integrar uma inovação vegana de alta qualidade, sem necessidade de realizar experiências cruéis em animais e com ótimos resultados na categoria de maior destaque do segmento de maquiagem: os batons. De origem 100% natural, ele não interfere no desempenho", afirma Yohan Rolland, Global Category Manager da Givaudan Active Beauty.

Segundo a Givaudan, isso se deve ao fato de que o New Red 1805 oferece melhor croma C e melhor cobertura (Contrast Ratio, ou relação de contraste) em comparação com o pigmento vermelho sintético que costuma ser a referência nos produtos destinados aos lábios.

Tendência "Clean & healthy beauty"

Nos últimos anos, várias marcas têm se esforçado para oferecer alternativas naturais em matéria de maquiagem, evitando o uso não somente de pigmentos sintéticos como também de matérias-primas minerais (muitas vezes difíceis de integrar às fórmulas, além de comportarem o risco de contaminação por metais pesados) e substâncias de origem animal (consideradas não éticas).

Para atender ao máximo de critérios possíveis, a Givaudan Active Beauty firmou um acordo de parceria com uma cooperativa de agricultores da província de Yunnan, na China. Dessa forma, a origem do New Red 1805 é totalmente rastreável, reforçando sua qualidade e sustentabilidade.

Outro fator importante é que, segundo a Givaudan, o New Red 1805 tem ação antioxidante, protegendo a pele frágil dos lábios contra os radicais livres. Com isso, o novo ingrediente está em perfeita sintonia com o atual movimento de busca por produtos de beleza que proporcionem saúde e bem-estar.

Beleza para os lábios

Para ilustrar o potencial de uso do novo pigmento em fórmulas cosméticas, a Givaudan Active Beauty desenvolveu um luxuoso embelezador vermelho para os lábios. Denominado S3D® Désir, o produto oferece "cobertura máxima e textura acetinada e brilhante".

Fácil de integrar a fórmulas de cosméticos, o New Red 1805 pode ser usado sozinho ou associado a outros pigmentos. "O vermelho natural intenso do New Red 1805 tem longa duração e combina com todas as tonalidades de pele", conclui a Givaudan.