Com o objetivo de satisfazer à crescente demanda dos consumidores por produtos de maquiagem e protetores solares naturais, a Gattefossé dedicou seis anos de pesquisas ao desenvolvimento de um composto lipídico que oferece uma solução concreta aos problemas inerentes à formulação de emulsões água-óleo (A/O) naturais.

O Emulium Illustro foi o vencedor do Gold Innovation Award na categoria Ingredientes Funcionais. O prêmio foi anunciado durante o salão in-cosmetics Global realizado em Paris na semana passada.

"Selecionamos cuidadosamente três matérias-primas que foram submetidas a esterificação, seguida de interesterificação. Graças à associação entre um poliglicerol-6 com baixo teor de glicerol livre e os ácidos 12-hidroxiesteárico e ricinoleico, foi possível obter uma estrutura maleável, capaz de estabilizar sem agente coemulsionante. A cadeia insaturada confere fluidez à emulsão, produzindo texturas mais fáceis de espalhar sobre a pele", explica Maxime Nollet, engenheiro da Gattefossé especializado em química de lipídios.

O resultado desse trabalho recebeu o nome de Emulium Illustro. Desenvolvido principalmente para fórmulas que contenham pigmentos, esse inovador emulsificante A/O de origem natural foi obtido graças a uma tecnologia patenteada que utiliza ésteres de poliglicerol.

Segundo a Gattefossé, o Emulium Illustro demonstrou um desempenho e uma estabilidade superiores aos dos outros emulsificantes A/O disponíveis no mercado. "Flexibilidade, facilidade de formulação e utilização a frio são algumas das vantagens desse novo ingrediente, que permite obter texturas fluidas e confortáveis para a pele, proporcionando a sensação de suavidade e hidratação", ressalta o fabricante francês de ingredientes cosméticos e conceituado especialista dos setores de química de lipídios e extração vegetal.

Particularmente interessante para fórmulas de produtos de maquiagem e protetores solares, o Emulium Illustro pode também ser usado na formulação de texturas originais para cuidados da pele.

O Emulium Illustro foi o vencedor do Gold Innovation Award na categoria Ingredientes Funcionais. O prêmio foi anunciado durante o salão in-cosmetics Global realizado em Paris na semana passada.