Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Gattefossé lança substituto natural para silicones usados em produtos capilares

Por ocasião do salão in-cosmetics América Latina, realizado nos dias 19 e 20 de junho em São Paulo, a Gattefossé, fabricante francês de princípios ativos para cosméticos, lançou seu primeiro ingrediente voltado para aplicações capilares.

Os pesquisadores da Gattefossé mobilizaram sua expertise em química de lipídios para reproduzir as propriedades do sebo capilar em termos de penteabilidade e proteção natural dos fios, mas isolando a carga de oleosidade.

Sementes de girassol e de jojoba

A base desse ingrediente inovador são ésteres de alto peso molecular obtidos a partir da casca de sementes de girassol e sementes de jojoba. Reagindo com poliglicerol, os ésteres facilitam a aplicação do produto nos cabelos e deixam uma película protetora homogênea sobre os fios.

Segundo a Gattefossé, os testes mostraram que os cabelos voltam a apresentar maior hidrofobicidade, o que garante proteção contra a umidade e o efeito frizz. Além de ficarem mais macios, os fios são mais fáceis de pentear e o resultado dura mais tempo.

"Trabalhamos durante vários anos para desenvolver uma composição lipídica que pudesse substituir os silicones usados em produtos capilares clássicos. Descobrimos que o sebo naturalmente presente nos fios constitui a melhor proteção para os cabelos. Em razão do uso frequente de shampoos, da agressividade dos tratamentos térmicos e da poluição ambiental, o sebo não consegue cumprir sua função inicial, e os cabelos acabam danificados porque perdem essa proteção", explica Vincent Hubiche, coordenador do laboratório de aplicação vinculado ao Grupo Gattefossé.

Partindo dessa constatação, a empresa procurou desenvolver um produto cuja composição química fosse semelhante à do sebo. Assim nasceu o Definicire, ingrediente que apresenta cadeias de carbono ligeiramente mais longas que as do sebo, a fim de otimizar os resultados, mas sem deixar os fios com aspecto oleoso.

"Durante o processo de desenvolvimento, nosso principal foco foram as propriedades sensoriais dos cabelos após tratamento. Por isso, afinamos a composição do novo produto, a fim de eliminar qualquer efeito de oleosidade, tanto no aspecto visual como tátil. O princípio ativo foi testado por nossas equipes de Singapura e do Brasil, que realizaram experiências de formulação para avaliar a eficácia da barreira contra a umidade. Os resultados nos deixaram muito satisfeitos", completa Vincent Hubiche.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções