Os pesquisadores da Gattefossé mobilizaram sua expertise em química de lipídios para reproduzir as propriedades do sebo capilar em termos de penteabilidade e proteção natural dos fios, mas isolando a carga de oleosidade.

Sementes de girassol e de jojoba

A base desse ingrediente inovador são ésteres de alto peso molecular obtidos a partir da casca de sementes de girassol e sementes de jojoba. Reagindo com poliglicerol, os ésteres facilitam a aplicação do produto nos cabelos e deixam uma película protetora homogênea sobre os fios.

Segundo a Gattefossé, os testes mostraram que os cabelos voltam a apresentar maior hidrofobicidade, o que garante proteção contra a umidade e o efeito frizz. Além de ficarem mais macios, os fios são mais fáceis de pentear e o resultado dura mais tempo.

"Trabalhamos durante vários anos para desenvolver uma composição lipídica que pudesse substituir os silicones usados em produtos capilares clássicos. Descobrimos que o sebo naturalmente presente nos fios constitui a melhor proteção para os cabelos. Em razão do uso frequente de shampoos, da agressividade dos tratamentos térmicos e da poluição ambiental, o sebo não consegue cumprir sua função inicial, e os cabelos acabam danificados porque perdem essa proteção", explica Vincent Hubiche, coordenador do laboratório de aplicação vinculado ao Grupo Gattefossé.

Partindo dessa constatação, a empresa procurou desenvolver um produto cuja composição química fosse semelhante à do sebo. Assim nasceu o Definicire, ingrediente que apresenta cadeias de carbono ligeiramente mais longas que as do sebo, a fim de otimizar os resultados, mas sem deixar os fios com aspecto oleoso.

"Durante o processo de desenvolvimento, nosso principal foco foram as propriedades sensoriais dos cabelos após tratamento. Por isso, afinamos a composição do novo produto, a fim de eliminar qualquer efeito de oleosidade, tanto no aspecto visual como tátil. O princípio ativo foi testado por nossas equipes de Singapura e do Brasil, que realizaram experiências de formulação para avaliar a eficácia da barreira contra a umidade. Os resultados nos deixaram muito satisfeitos", completa Vincent Hubiche.