O Emulium Dolcea MB, novo emulsificante O/A natural da Gattefossé, é fruto da tecnologia de manteiga de ceras patenteada por esse fornecedor francês de ingredientes.

"A composição foi cuidadosamente estudada para otimizar o desempenho com agentes gelificantes e emolientes naturais. O ingrediente cria emulsões extremamente estáveis, que apresentam texturas brancas e suaves e têm ação hidratante imediata, durando até 48 horas", explica a Gattefossé.

O resultado, segundo a empresa, é o emulsificante O/A "mais aperfeiçoado e robusto" de sua linha de produtos naturais.

Segundo o fabricante, as fórmulas que contêm Emulium Dolcea MB oferecem intensa experiência sensorial, caracterizada por sua extrema suavidade.

Facilidade de formulação

Para simplificar o uso de Emulium Dolcea MB por laboratórios e fábricas, o emulsificante é apresentado na forma de pastilhas hidratadas que podem ser incorporadas à fase aquosa ou à fase oleosa.

Vincent Hubiche

"A composição do Emulium Dolcea MB foi elaborada para facilitar o uso em qualquer situação. Cada componente desempenha uma função essencial para garantir a estabilidade da fórmula final. No processo de formulação, o novo emulsificante estabiliza imediatamente a interface óleo-água, penetrando nas fases aquosa e oleosa para conferir suporte à emulsão e uma sensorialidade única", explica Vincent Hubiche, diretor dos laboratórios de Aplicações Cosméticas da Gattefossé.

Para avaliar o desempenho do Emulium Dolcea MB, a Gattefossé formulou diversos tipos de produtos (uma loção fluida e leve, uma manteiga densa com alta porcentagem de óleos, etc.) em condições que geralmente afetam a estabilidade.

"As texturas obtidas, além de consistentes, surpreendem por sua extrema suavidade e ação hidratante, imediatamente percebida pelo usuário", indica Flora Bollon, gerente de Produtos da Gattefossé.

Natural e biodegradável

Flora Bollon

Aprovado pela certificação COSMOS, o Emulium Dolcea MB pode ser integrado a fórmulas com selo de produtos orgânicos, veganos e biodegradáveis.

"Em se tratando de cosméticos, hoje sabemos que a sustentabilidade e a biodegradabilidade não são apenas tendências, mas uma questão de responsabilidade. O Emulium Dolcea MB foi desenvolvido para facilitar a formulação de cosméticos naturais, oferecendo uma composição cuidadosamente selecionada para garantir perfeita biodegradabilidade", continua ela.

in-cosmetics Global Awards

O Emulium Dolcea MB da Gattefossé conquistou, junto com o Velsan Flex, da Clariant, o terceiro lugar na categoria Best Functional Ingredient na premiação do in-cosmetics Global Awards. O novo ingrediente foi premiado por sua capacidade de criar um amplo leque de texturas, abrangendo desde sérums fluidos até manteigas densas, e pela possibilidade de ser utilizado em uma variedade de produtos, como cuidados da pele, protetores solares, produtos de maquiagem e cuidados capilares.