A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, iniciou em sua fábrica de Dossenheim, na Alemanha, a produção em escala comercial de ceramidas. De acordo com Daniel Coelho, coordenador de marketing em care solutions na América Latina, a fabricação ampliada de ceramidas por processo biotecnológico e idêntica à da pele humana reforça a posição da companhia no setor de ativos, atendendo à crescente procura por ceramidas no segmento de cuidados pessoais.

“Como as ceramidas, ou moléculas lipídicas cerosas, são componentes essenciais para a aparência e proteção da nossa pele e cabelos, o mercado oferece oportunidades consideráveis para estes ativos, com um número cada vez maior de aplicações nas áreas skincare, haircare, proteção solar e maquiagem”, afirma Coelho.

Ele explica que as ceramidas presentes no organismo humano são impactadas por fatores internos, como o envelhecimento natural e distúrbios da pele, e externos, como a radiação solar, a poluição e até o uso de produtos de limpeza, que prejudicam a barreira cutânea e a integridade dos cabelos. A pandemia de Covid-19, que nos obrigou a intensificar hábitos de higiene, muitas vezes afetando a saúde da pele e capilar, também fez aumentar a busca por ceramidas.

Ceramidas podem ser recuperadas com uso de cosméticos

“A boa notícia é que as ceramidas perdidas com o avanço da idade ou pela ação de fatores externos podem ser restauradas com o uso de produtos contendo ceramidas e seus precursores”, diz o coordenador de marketing.

Ele explica que o portfólio de ceramidas da Evonik está dividido em três grupos principais de acordo com seu modo de ação: Ação Barreira atua na primeira linha de proteção da pele e cabelo; Ação Profunda são ceramidas bioativas transportadas para a ponto de ação relevante na barreira interna da pele, regulando o crescimento celular e a diferenciação; já Ação Dual traz um design inteligente que prepara o caminho para a dupla função, dentro e na superfície da pele.

Com o aumento da produção do ativo, a Evonik visa atender à demanda de clientes estratégicos, com os quais já firmou acordos de volumes mínimos em contratos de longa duração. “Também fortalecemos uma posição sólida para abastecer outros clientes com a flexibilidade e a segurança de que eles precisam”. Apesar de não informar qual deve ser o aumento total da fabricação de ceramidas ou como isso impactará nos negócios da Evonik, Coelho fala de metas.

“A produção interna de ceramidas consolida a posição da Evonik como um dos principais fornecedores de System Solutions (ofertas multicomponentes de produtos, tecnologias e serviços preparadas de acordo com a necessidade específica de cada cliente) com ceramidas e acelera a transição de nossa divisão de ciências da vida, que tem como objetivo aumentar a sua participação em System Solutions dos atuais 20% para mais de 50% até 2030”, afirma o especialista.

Mercado brasileiro de cosméticos

Apesar da produção em escala comercial se dar na planta industrial, Coelho assegura que beneficiará a indústria de cosméticos no Brasil, um mercado relevante para a companhia. “O segmento de personal care é importante para os negócios da Evonik globalmente. O fato de termos um dos maiores mercados deste segmento no mundo só reforça a posição estratégica do Brasil neste cenário”, afirma.

Ele ressalta que o comprometimento com o mercado brasileiro e os clientes regionais levaram a Evonik a abrir em outubro de 2014 uma fábrica de ingredientes em Americana (SP), além do seu Centro de Tecnologia Aplicada, inaugurado em março do ano passado, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras e que visam um futuro mais sustentável.