Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ciência e P&D

Estudo revela de que forma o estilo de vida afeta o microbioma cutâneo

Uma pesquisa recente trouxe à tona novas percepções sobre como funciona o microbioma cutâneo (a diversificada comunidade de bactérias, fungos e outros micróbios que vivem na superfície da pele), identificando os fatores de maior impacto no envelhecimento e na saúde geral da pele.

Publicado recentemente na revista científica mBio, um novo estudo sobre epidemiologia [1], resultado de uma colaboração entre a Amway e a Microbiome Insights, revelou que até 20% da variabilidade das bactérias presentes na pele humana resulta de fatores relacionados com demografia, fisiologia e estilo de vida.

O novo estudo epidemiológico descobriu que fatores relacionados com (...)

O novo estudo epidemiológico descobriu que fatores relacionados com demografia, fisiologia e estilo de vida influenciam o microbioma cutâneo. (Foto: ©shironosov / Istock.com)

A pesquisa envolveu 495 indivíduos com idade entre 9 e 78 anos. Com base na coleta de mais de 2.500 amostras de quatro regiões da pele e da boca, os cientistas descobriram que, dentre os fatores de maior influência associados à composição do microbioma da pele facial, estavam os níveis de porfirinas cutâneas (moléculas fluorescentes sintetizadas pela C. acnes, bactéria envolvida no desenvolvimento da acne), bem como o envelhecimento e o uso de protetor solar.

Em relação à mucosa bucal, a etnia e o tabagismo foram os dois fatores que apresentaram maior correlação com as variações do microbioma.

O estudo encontrou ainda diferentes padrões de microbioma cutâneo relacionados com a idade cronológica, e outros que correspondiam a rugas faciais e manchas de hiperpigmentação. A descoberta de uma bactéria chamada Corynebacterium kroppenstedtii e sua correlação com o envelhecimento da pele estão sendo anunciadas como o primeiro passo rumo ao entendimento de como este micróbio pode estar envolvido nos mecanismos de envelhecimento cutâneo.

Um pedido de registro de patente relativa a essa descoberta específica está atualmente em fase de estudo pelos órgãos competentes.

Ao comentar sobre estas descobertas, o Dr. Pedro Dimitriu, Senior Director de Bioinformática na Microbiome Insights, Inc., que colaborou com a Amway no desenvolvimento do estudo, declarou que a pesquisa “avança nosso entendimento sobre por que os microbiomas cutâneos são tão diferentes de uma pessoa para a outra”.

Sabíamos que o ambiente no qual vive o organismo influencia o microbioma cutâneo até certo ponto, mas este estudo revela que algumas características do hospedeiro e fatores associados ao estilo de vida também são determinantes”.

AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1New Insights into the Intrinsic and Extrinsic Factors That Shape the Human Skin Microbiome, Pedro A. Dimitriu, Brandon Iker, Kausar Malik, Hilary Leung, W. W. Mohn, Greg G. Hillebrand

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Novos horizontes nos cuidados da pele

Lipotec - Lubrizol
Novos horizontes nos cuidados da pele

A sociedade está a mover-se para um estilo de vida mais minimalista, menos movido pela acumulação e consumo, e mais pela multifuncionalidade e simplicidade. Está a acabar o “quanto mais melhor” e é tempo de reduzir o nosso impacto no planeta, vivendo uma vida mais natural. Nos cuidados da pele, os consumidores procuram produtos poderosos e (...)

+ informações

Seções