Extraído da Camellia oleifera, árvore de pequena dimensão originária da China e conhecida pelo óleo produzido a partir de suas sementes, o Epionine Bio [1] é um ingrediente ativo rico em esteróis.

Obtido por métodos sustentáveis na província de Hunan (China) mediante destilação molecular, o Epionine Bio protege a pele contra o estresse interno e externo, graças a sua ação no eixo pele-cérebro. Numerosos testes in vitro e in vivo demonstraram suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes e sua capacidade de reduzir a intensidade da dor e aumentar a autoestima.

"A saúde da pele e a sensação de bem-estar são dois fenômenos intimamente associados. Os sintomas provocados por uma pele ressecada ou sensível podem impactar o bem-estar das pessoas, gerando estresse e prejudicando seu estado emocional. O risco é que isso instaure um círculo vicioso, pois não raro o estresse é uma fonte de distúrbios que se manifestam na pele. Aliás, cerca de 40% [2] das pessoas que sofrem de problemas cutâneos apresentam também problemas de saúde mental, geralmente em estreita relação com o aspecto da pele", explica Armelle Le Peniec, diretora de Ingredientes Ativos Cosméticos da Laboratoires Expanscience.

Estudos clínicos

Dois estudos clínicos – o primeiro com o objetivo de investigar a evolução do estado da pele entre o momento em que o tratamento é iniciado e o 28° dia de uso; e o segundo para comparar os benefícios do Epionine em relação ao placebo após 28 dias de utilização – foram realizados com a participação de especialistas das áreas de psicologia e neurociências.

Segundo a Expanscience, os estudos evidenciaram diversos benefícios: no plano físico, por reforçar a barreira cutânea e deixar a pele mais hidratada; no plano mental, pela capacidade de melhorar o estado emocional (+18%), a qualidade de vida (+21%) e a autoestima (+35%), bem como por reduzir o estresse psicológico dos indivíduos (-11%).

Para conhecer mais detalhes sobre as recentes inovações em matéria de ingredientes cosméticos, leia nossa edição especial (em inglês): Cosmetic Ingredients - March 2023.