Essa nova geração de plásticos se tornou viável graças às tecnologias de reciclagem molecular desenvolvidas pela Eastman e premiadas na edição 2019 do salão Luxe Pack Monaco.

"O Tritan Renew é um marco importante na trajetória da Eastman, pois é o primeiro produto do mercado a utilizar o processo de reciclagem molecular, fruto das tecnologias de reciclagem circular avançada da empresa. Neste último ano, trabalhamos muito para desenvolver soluções sustentáveis que fossem capazes de converter milhões de quilos de resíduos em novos materiais", explica Mark Costa, presidente do Conselho de Administração e CEO da Eastman.

Reciclagem infinita

Em 2019, a empresa deu início à reciclagem em escala comercial de um amplo leque de materiais plásticos, com o objetivo de evitar que eles fossem enviados a aterros sanitários, incinerados ou descartados no meio ambiente.

As tecnologias de reciclagem circular avançada desenvolvidas pela Eastman, que incluem a Tecnologia de Renovação de Carbono (CRT) e a Tecnologia de Renovação de Poliéster (PRT), têm pegada de carbono nitidamente inferior à dos processos baseados em matérias-primas fósseis. Usando o processo de metanólise, a tecnologia de Reciclagem Circular Avançada decompõe os produtos à base de poliéster, isolando seus polímeros iniciais. Em seguida, esses polímeros podem ser reaproveitados na produção de outros poliésteres, e o processo pode ser relançado um número infinito de vezes, gerando uma solução verdadeiramente circular.

Até 50% de material reciclado

Com base nessas tecnologias, a Eastman consegue empregar até 50% de plástico reciclado como matéria-prima para a fabricação do Tritan Renew, reduzindo, assim, o consumo de combustível fóssil e a emissão de gases de efeito estufa.

"Graças ao desenvolvimento rápido e inovador das tecnologias de reciclagem de poliéster, o Tritan Renew, além do desempenho excepcional, oferece também um teor de material reciclado superior, com certificação ecológica, e constitui uma das soluções sustentáveis mais interessantes atualmente disponíveis no mercado", afirma Scott Ballard, diretor adjunto e diretor-geral da Eastman Specialty Plastics. "Desde o seu lançamento, em 2008, o Tritan vem reduzindo o volume de resíduos produzidos por materiais descartáveis, na medida em que os reutiliza na fabricação de produtos resistentes, sustentáveis e reutilizáveis".

A Eastman produz o Tritan Renew para diversos tipos de produtos sustentáveis, como pequenos aparelhos eletrodomésticos, garrafas de água reutilizáveis para a prática de esportes, óculos e embalagens para cosméticos. O teor de material reciclado desses produtos é calculado com base em um processo de balanço de massa, com atribuição de porcentagens de matéria-prima. O processo é certificado pelo ISCC (International Sustainability & Carbon Certification).