Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Eastman acelera o passo rumo à economia circular

Por ocasião do Luxe Pack New York, salão norte-americano especializado em embalagens de luxo, a Eastman apresentou seus mais recentes lançamentos ecológicos. O evento foi realizado no Javits Center, em Manhattan, nos dias 15 e 16 de maio. No estande do fabricante de resinas plásticas, os destaques foram duas tecnologias inovadoras que oferecem uma solução ao problema global dos resíduos de plástico, além de dois novos produtos: o bioplástico técnico Eastman Trēva e o copoliéster Cristal EV600.

Plásticos sustentáveis

Apresentado pela primeira vez na feira Luxe Pack de Mônaco, o Trēva é um plástico à base de celulose destinado a embalagens opacas e coloridas, com ótimo desempenho e menor impacto ambiental. O Trēva pode ser usado pela indústria para substituir diretamente os plásticos ABS, possibilitando inclusive a redução dos custos. Com mais de 40% de material de origem vegetal em sua composição, o produto contribui para que as marcas ampliem seu compromisso em matéria de desenvolvimento sustentável e eliminem alguns materiais listados na Proposta 65 (legislação sobre substâncias cancerígenas ou que representem risco tóxico para o sistema reprodutivo, promulgada pelo estado da Califórnia).

Já o copoliéster Eastman EV600 Cristal é um novo polímero de alto fluxo com efeito de vidro, que obteve a certificação Bronze (Cradle to Cradle Certified) conferida pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute.

Economia circular

Em março e abril deste ano, a Eastman anunciou o lançamento de duas técnicas inovadoras que permitem reciclar poliésteres mistos e resíduos de plásticos de diversas naturezas: a tecnologia de Reciclagem Circular Avançada (Advanced Circular Recycling) e a tecnologia de Renovação de Carbono (Carbon Renewal Technology).

Usando o processo de metanólise, a tecnologia de Reciclagem Circular Avançada decompõe os produtos à base de poliéster, isolando seus polímeros iniciais. Em seguida, esses polímeros podem ser reutilizados na produção de outros poliésteres, gerando uma solução verdadeiramente circular. A Eastman prevê que essa nova solução de reciclagem esteja disponível dentro de 24 a 36 meses.

Com a tecnologia de Renovação de Carbono, é possível converter resíduos plásticos de diferentes naturezas, inclusive plásticos difíceis de reciclar (como certas embalagens de produtos cosméticos), transformando-os em subcomponentes moleculares que posteriormente são reutilizados para produzir diversos materiais plásticos e celulósicos.

"O Trēva será um dos primeiros produtos da Eastman a utilizar a tecnologia de Renovação de Carbono, o que melhora ainda mais seu perfil ambiental na fase inicial de produção", explica Kendra Harrold, diretora de Marketing Packaging. "Além do fato de conter mais de 40% de material de base biológica em sua composição, o Trēva vai incorporar uma porcentagem significativa de plásticos reciclados com certificação de qualidade, graças à tecnologia de Renovação de Carbono".

Segundo a Eastman, a comercialização do produto deverá ter início antes do final de 2019.

"E isso é só o começo", continua Kendra Harrold. "A Eastman tem o firme compromisso de trabalhar com seus parceiros da cadeia de valor para desenvolver soluções inovadoras e concretas, contribuindo para promover uma real economia circular".

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções