Plásticos sustentáveis

Apresentado pela primeira vez na feira Luxe Pack de Mônaco, o Trēva é um plástico à base de celulose destinado a embalagens opacas e coloridas, com ótimo desempenho e menor impacto ambiental. O Trēva pode ser usado pela indústria para substituir diretamente os plásticos ABS, possibilitando inclusive a redução dos custos. Com mais de 40% de material de origem vegetal em sua composição, o produto contribui para que as marcas ampliem seu compromisso em matéria de desenvolvimento sustentável e eliminem alguns materiais listados na Proposta 65 (legislação sobre substâncias cancerígenas ou que representem risco tóxico para o sistema reprodutivo, promulgada pelo estado da Califórnia).

Já o copoliéster Eastman EV600 Cristal é um novo polímero de alto fluxo com efeito de vidro, que obteve a certificação Bronze (Cradle to Cradle Certified) conferida pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute.

Economia circular

Em março e abril deste ano, a Eastman anunciou o lançamento de duas técnicas inovadoras que permitem reciclar poliésteres mistos e resíduos de plásticos de diversas naturezas: a tecnologia de Reciclagem Circular Avançada (Advanced Circular Recycling) e a tecnologia de Renovação de Carbono (Carbon Renewal Technology).

Usando o processo de metanólise, a tecnologia de Reciclagem Circular Avançada decompõe os produtos à base de poliéster, isolando seus polímeros iniciais. Em seguida, esses polímeros podem ser reutilizados na produção de outros poliésteres, gerando uma solução verdadeiramente circular. A Eastman prevê que essa nova solução de reciclagem esteja disponível dentro de 24 a 36 meses.

Com a tecnologia de Renovação de Carbono, é possível converter resíduos plásticos de diferentes naturezas, inclusive plásticos difíceis de reciclar (como certas embalagens de produtos cosméticos), transformando-os em subcomponentes moleculares que posteriormente são reutilizados para produzir diversos materiais plásticos e celulósicos.

"O Trēva será um dos primeiros produtos da Eastman a utilizar a tecnologia de Renovação de Carbono, o que melhora ainda mais seu perfil ambiental na fase inicial de produção", explica Kendra Harrold, diretora de Marketing Packaging. "Além do fato de conter mais de 40% de material de base biológica em sua composição, o Trēva vai incorporar uma porcentagem significativa de plásticos reciclados com certificação de qualidade, graças à tecnologia de Renovação de Carbono".

Segundo a Eastman, a comercialização do produto deverá ter início antes do final de 2019.

"E isso é só o começo", continua Kendra Harrold. "A Eastman tem o firme compromisso de trabalhar com seus parceiros da cadeia de valor para desenvolver soluções inovadoras e concretas, contribuindo para promover uma real economia circular".