Pouco conhecido pelos consumidores no Brasil, o ácido HEPES é um ativo cosmético que vem sendo utilizado em diferentes produtos de skincare disponíveis no país. Ele está presente, por exemplo, no Hyalu B5 Sérum Olhos, que promete reduzir olheiras e rugas da região dos olhos, e no Glycolic HA, um sérum microesfoliante retexturizador para renovação celular e revitalização da pele, ambos fabricados pela La Roche-Posay.

O HEPES também faz parte da composição do Neovadiol Creme Leve Efeito Lifting, da Vichy, formulado para recuperar a firmeza e definir contornos do rosto da mulher na menopausa; e no Discoloration Defense, da SkinCeulticals, um sérum multicorretivo diário, que melhora a aparência de marcas na pele, incluindo as de acne.

Molécula foi desenvolvida e patenteada pelo Grupo L’Oréal

Em comum, todos são itens do portfólio de marcas pertencentes ao Grupo L’Oréal e isso tem uma explicação. “O ácido HEPES é uma molécula exclusiva que foi desenvolvida e patenteada pela L’Oréal. Desse modo, essa tecnologia inovadora só pode ser encontrada nos produtos de suas marcas”, diz Nathalia Harmam, gerente de comunicação científica da divisão L’Oréal Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil.

Também chamado de ácido 4-(2-hidróxietil)-1-piperazinil-etanosulfónico, o HEPES é uma substância de origem sintética, que inicialmente era utilizada na biologia celular para estabilizar o pH. Isso até o departamento de pesquisa e inovação (R&I) da L’Oréal descobrir as propriedades fisiológicas pró-esfoliação do ativo.

O ácido HEPES atua como um agente esfoliante suave. Ele promove a atividade das proteases, ou seja, ativa as enzimas naturais na pele que têm a capacidade de quebrar as ligações proteicas entre os corneócitos ou, em outras palavras, aquelas que são responsáveis por unir as células mortas da pele à sua superfície”, explica Harmam. “Por essa característica, ele consegue promover a renovação celular da pele, funcionando como um peeling biológico, que resulta na melhora de sua textura”, ela complementa.

Além de funcionar como esfoliante, agente tem ações hidratante e tamponante

A gerente de comunicação científica da L’Oréal comenta que diante de outros ativos renovadores da pele, como os já bastante populares no mercado brasileiro ácido glicólico e retinol, por exemplo, o HEPES apresenta alguns benefícios. Além de ser menos agressivo à pele, promovendo uma esfoliação adequada, ele possui ação hidratante e tamponante, o que mantém o nível de pH constante e ajuda a preservar a qualidade dos produtos.

Em tempos em que os consumidores procuram soluções cada vez mais naturais para inserir em sua rotina de cuidados com a pele, Harmam diz que não acredita que o ingrediente deixe de ganhar mais espaço na indústria de cosméticos do Brasil por conta de sua origem sintética.

Todos os produtos desenvolvidos pelas marcas do Grupo L’Oréal passam por rigorosos estudos de tolerância, eficácia e segurança, pois estamos sempre buscando desenvolver fórmulas inovadoras, eficazes e acima de tudo seguras. Logo, o ácido HEPES já tem seu espaço em dermocosméticos de alta qualidade, com eficácia e segurança cientificamente comprovadas”, finaliza a gerente de comunicação científica.