Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Deinove e Greentech desejam comercializar ingredientes cosméticos derivados de bactérias

A Deinove e a Greentech se associaram para desenvolver e comercializar novos ingredientes cosméticos para cuidados da pele, baseados em bactérias raras, em particular do gênero Deinococcus. O objetivo é lançar o primeiro ingrediente no mercado dentro de 18 a 24 meses.

A Greentech escolheu a Deinove para desenvolver novos princípios ativos a partir de bactérias extremófilas. Com o objetivo de identificar atividades passíveis de aproveitamento em cosméticos, a Deinove já efetuou a crivagem das cepas. Na próxima etapa, as equipes de P&D da Greentech e da Deinove poderão dar continuidade aos testes e trabalhar na produção, purificação e formulação de vários componentes, tendo como meta lançar o primeiro ingrediente no mercado até o final de 2018.

"Desde o início, o foco das pesquisas é a extraordinária capacidade desses micro-organismos de se adaptar e sobreviver em ambientes extremos – calor, frio, hipersalinidade, radioatividade, acidez, alcalinidade, etc. As bactérias da Deinove são únicas e podem oferecer um real valor agregado a nossa carteira de ingredientes voltados para a proteção e a beleza da pele", explica Jean-Yves Berthon, diretor-presidente da Greentech.

430 cepas selvagens

Em 2016, a Deinove deu início a um amplo programa de crivagem de sua coleção de bactérias, a fim de identificar cepas que apresentassem atividades interessantes e passíveis de aproveitamento em aplicações cosméticas, principalmente no segmento de cuidados da pele. Uma seleção de 430 cepas selvagens foi submetida a crivagem pelo laboratório Fluofarma, especializado em testes celulares realizados com o objetivo de avaliar o efeito de compostos em diversas aplicações, sobretudo para o setor de cosméticos.

As operações de crivagem in vitro possibilitaram a identificação de dezenas de cepas com propriedades relevantes para as áreas de cosméticos, nutrição e saúde:

- Propriedades antioxidantes, com ação anti-idade, efeito tensor e proteção contra raios UV, entre outros.
- Propriedades anti-inflamatórias, em particular efeito calmante (para peles sensíveis, irritadas ou em cosméticos para pós-operatório).
- Propriedades cicatrizantes, para peles danificadas ou lesionadas e aplicações em pós-operatório, com ação reparadora e anti-idade.
- Ativação da lipólise, com ação redutora e anticelulite.
- Ação sobre o armazenamento lipídico, abrindo perspectivas para estudos sobre efeitos tonificantes e hidratantes, entre outros.

"Esses resultados constituem uma base sólida para o desenvolvimento de nossas atividades, que inicialmente serão focadas no setor de cosméticos, em particular para pele e cabelos. Como imaginávamos, nossa coleção de cepas oferece um extraordinário potencial. As pesquisas realizadas comprovaram plenamente esse potencial e permitiram constituir um catálogo de cepas com propriedades identificadas e variadas", ressalta Emmanuel Petiot, diretor-geral da Deinove.

Sediada em Montpellier, na França, a Deinove já registrou cerca de 160 patentes no mercado internacional. A empresa conta com dois elementos que fazem o seu diferencial: uma coleção de cepas única do mundo, reunindo 6 mil bactérias raras e ainda inexploradas, principalmente do gênero Deinococcus; e uma plataforma própria de engenharia genética, metabólica e de processos fermentativos, onde essas bactérias – verdadeiras microfábricas naturais – podem ser transformadas, a pedido de terceiros, em novos padrões industriais.

(Tradução: Maria Marques)

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack, a feira B2B dedicado a embalagens de luxo, retornará na Costa Oeste para uma segunda edição na Los Angeles em 27 e 28 de fevereiro de 2019. Como no ano passado, o evento será realizado em conjunto com a MakeUp em Los Angeles, a feira B2B de acessórios, tendências e formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. O (...)

+ informações
Palavra de especialista
Green, Clean... e o que mais?

Pascale Brousse
Green, Clean... e o que mais?

A força da nova tendência é visível. Para ser desejável, um produto deve ser green, clean e cool, de preferência seguindo os modelos de marcas Indie e DNVB [1]. Green - porque ser natural tornou-se um princípio de base para qualquer produto. Clean - porque a ausência de substâncias poluentes ou duvidosas é outro pré-requisito importante. Cool (...)

+ informações

Seções