A pandemia redesenhou o universo dos cosméticos, alçando os cuidados da pele – de preferência naturais – à categoria dos produtos mais valorizados pelo público. Como consequência, hoje o consumidor busca cuidados com fórmulas simples, elaboradas a partir de um ou dois ingredientes que tenham diversas propriedades. O site Skincare Hero [1], plataforma de informações e conselhos especializados, decidiu analisar dados produzidos pelo Google para descobrir quais são os ingredientes com o maior número de buscas em cada país e em cada continente. O resultado não deixa dúvidas: a Aloe vera é o ingrediente mais pesquisado em 37 países.

Hidratação acima de tudo

Como revelado em um estudo anterior, a hidratação é uma das principais preocupações de homens e mulheres em relação aos cuidados da pele. Portanto, não é de surpreender que um ingrediente altamente hidratante faça tanto sucesso em grande parte do mundo. Bem adaptada a regiões de clima geralmente quente, como a África do Norte, a América do Sul e o Mediterrâneo, essa planta milenar é conhecida principalmente pela alta concentração de água, fazendo com que seja uma importante aliada no tratamento de peles secas e desidratadas.

Segundo o estudo realizado pela Skincare Hero, a babosa ficou em primeiro lugar nas buscas realizadas por usuários do Google na Itália, na Finlândia, na Suíça, na Suécia, em Portugal, na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Guiana, no Paraguai, na Costa Rica, em Guadalupe, na Jamaica e no Panamá. A lista de países mostra que o ingrediente número um das buscas conquistou o coração dos consumidores sobretudo na Europa e no continente americano. O estudo revelou também que a pergunta mais frequente sobre a Aloe vera é: "a babosa elimina espinhas?". De fato, em virtude de sua ação cicatrizante, a babosa contribui para combater a acne.

Vitamina C

Os consumidores querem ter uma pele bonita e natural, sem artifícios. Prova disso é o recente aumento da procura por produtos com vitamina C, que em poucos meses se tornou um ingrediente indispensável no universo dos cosméticos. Além de deixar a pele mais luminosa, a vitamina C contribui para atenuar progressivamente os sinais da idade. Por isso, é considerada a melhor amiga da pele segundo os consumidores dos 12 países em que esse ingrediente aparece no maior número de buscas, entre os quais Grécia, Sérvia, Eslovênia, Malta, Bulgária e ilhas Fiji.

Observando a lista, vê-se que a América do Sul e a América do Norte não parecem muito interessadas por esse ingrediente: o único país em que ele ocupa o primeiro lugar das buscas no Google é São Vicente e Granadina, no coração do Caribe. Segundo o estudo, a principal pergunta dos usuários costuma ser: "o sérum de vitamina C deve ser usado todos os dias?". Essa é justamente uma recomendação dos especialistas, que aconselham os consumidores a incorporarem o sérum ao creme diurno.

Prevenir os sinais da idade

Empatando com a vitamina C, o retinol também é o ingrediente preferido em 12 países. Pertencente à família dos retinoides, classe de compostos químicos derivados da vitamina A, o retinol é atualmente considerado um dos ativos anti-idade mais eficazes, razão pela qual é o ingrediente mais pesquisado na França, na Bélgica, na Noruega, na Espanha, no México, no Brasil e na Colômbia, entre outros países. A principal pergunta feita pelos usuários do Google sobre o retinol é: "com que idade usar retinol pela primeira vez?".

Para completar, o ácido hialurônico, apesar de ser o campeão em "apenas" sete países, destacou-se como o ingrediente que registrou o maior número de buscas nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.