Disponível nas lojas desde 1° de abril de 2023, o Where My Heart Beats Eau de Parfum – mais nova fragrância da coleção The Alchemist’s Garden, da Gucci – é o primeiro perfume comercializado mundialmente a ser fabricado apenas com álcool obtido a partir de carbono industrial reciclado.

O novo perfume utiliza álcool CarbonSmart produzido pela empresa de biotecnologia LanzaTech, graças a uma inovadora tecnologia que captura o carbono emitido pelas indústrias e, após um processo de purificação, transforma esse gás por meio de fermentação, convertendo-o em etanol compatível com a fabricação de perfumes finos.

Inicialmente, a Coty misturava o etanol CarbonSmart com álcool tradicional, a fim de produzir os perfumes de sua carteira de marcas (entre as quais se destacam grandes nomes como Calvin Klein, Burberry, Boss, Gucci, Chloé e Marc Jacobs Perfume). Mas, para o lançamento do Where My Heart Beats Eau de Parfum, a Coty isolou o suprimento em álcool resultante de captura de carbono, garantindo assim que o produto seja inteiramente fabricado à base de carbono reciclado.

"A Coty é a primeira empresa a introduzir álcool obtido a partir de captura de carbono na composição de produtos de perfumaria fina destinados ao mercado internacional. Isso mostra que a sustentabilidade pode ser um fator de inovação. Para além do aspecto científico, existe algo de mágico no processo de fazer o upcycling de gases gerados pelo setor industrial, transformando-os num álcool suficientemente puro para entrar na composição de perfumes", explica a Dra. Shimei Fan, Chief Scientific & Sustainability Officer da Coty.

Pegada ambiental reduzida

A Coty anunciou a parceria com a LanzaTech em março de 2021 e, a partir de janeiro de 2022, deu início à produção dos primeiros perfumes comercializados em escala mundial utilizando essa tecnologia.

Para produzir esse etanol de nova geração, a LanzaTech utiliza eletrólise a fim de capturar o carbono de diversas fontes de emissão (indústrias, resíduos orgânicos sólidos) ou até do ar ambiente. O dióxido de carbono assim obtido é purificado, sendo em seguida convertido em etanol mediante um processo de fermentação.

Ingrediente de base dos produtos do setor de perfumaria fina, o etanol confere eficácia ao processo de dispersão da fragrância. Como a maioria dos outros fabricantes de perfumes, a Coty emprega etanol proveniente de diversas matérias-primas naturais, em particular cana-de-açúcar e beterraba, que exigem o uso de recursos como terras agrícolas, água e fertilizantes.

Ao empregar uma nova fonte de álcool produzido a partir da emissão de carbono e transformado graças à tecnologia da LanzaTech, a Coty objetiva reduzir o impacto ambiental da indústria de beleza. Uma análise do ciclo de vida realizada pela Quantis, agência independente de consultoria em desenvolvimento sustentável, mostrou uma redução considerável, em nível global, do impacto sobre o meio ambiente.

"Mediante essa nova técnica de captura de gases, as emissões de carbono, que normalmente seriam liberadas na atmosfera, são recicladas e convertidas num álcool tão puro que pode ser utilizado na fabricação de perfumes. Além disso, esse processo requer menos água e menores extensões de terras agrícolas, em comparação com os métodos tradicionais de produção de álcool", explica a Coty.

Potencialmente, a captura e o uso de carbono (CCU) pela indústria química deverá gerar uma redução significativa das emissões de gases de efeito estufa (GES), segundo pesquisa exploratória realizada recentemente pelas entidades Renewable Carbon Initiative (RCI – Iniciativa pelo Carbono Renovável), CO2 Value Europe (CVE) e nova-Institute.