Fundada há 15 anos na cidade de Tietê, interior de São Paulo, a Camargo Cia de Embalagens desenvolve embalagens laminadas flexíveis para diferentes segmentos da indústria. O foco sempre foi o ramo alimentício, mas, segundo o diretor Felipe Toledo, essa estratégia vem mudando nos últimos anos e o setor de cosméticos é a nova aposta da empresa.

Felipe Toledo é diretor da Camargo Cia de Embalagens

Atendemos clientes importantes do mercado de cosméticos, como L’Occitane, Delly Kosmetic, Bonyplus e New Face. Mas isso representa menos de 5% do nosso volume atualmente. Temos capacidade e conhecimento técnico e queremos aumentar nossa participação nesta categoria”, afirma Toledo.

Stand-Up Pouch sustentável

Para isso, a Camargo criou sua primeira embalagem Stand-Up Pouch sustentável. Ela é produzida a partir de dois insumos especiais. O primeiro é um filme plástico PCR, feito com 30% de resina pós-consumo de garrafas PET recicladas (de acordo com a empresa, 13.800 garrafas recicladas geram uma tonelada da resina). O segundo insumo é um filme de polietileno verde, plástico que tem em sua composição 51% de resina de cana-de-açúcar, uma fonte renovável e não extrativista como a resina padrão.

Para crescer no segmento de cosméticos, decidimos oferecer algo além do que estava disponível no mercado e por isso apostamos na embalagem sustentável. Reunimos economia circular e redução de emissão de CO2 na mesma estrutura”, diz o diretor. Para ele, a demanda por soluções mais amigáveis ao meio ambiente é cada dia maior e o “fator sustentabilidade” já é uma questão presente em todos os setores da indústria.

Mas, falando especificamente da categoria de cosméticos, há uma grande oportunidade de reduzir o impacto ambiental simplesmente adotando embalagens flexíveis no lugar das rígidas. Isso reduz drasticamente o consumo de plástico na confecção do produto”, aponta Toledo. “Temos clientes que passaram do frasco rígido para o flexível e atingiram mais de 80% de redução de material plástico na embalagem”, exemplifica.

Idealizada especificamente para a indústria de cosméticos, a embalagem Stand-Up Pouch da Camargo pode acondicionar produtos líquidos ou pastosos, como sabonetes, xampus, condicionadores e cremes hidratantes, em dosagens que vão de 180ml a 200ml. Prática, ela é estruturada para permanecer “em pé”, podendo ser um diferencial nos pontos-de-venda.

Valor adicional

O diretor da Camargo acredita que o consumidor brasileiro de cosméticos tem alta percepção de valor e exigência, por isso “trazer o tema de sustentabilidade para este mercado pode gerar um valor adicional às marcas de produtos de beleza”, opina. Contudo, ele ressalta que a sustentabilidade não se resume apenas à produção e o descarte. “É uma cadeia longa e complexa, que depende de todos os envolvidos”, diz.

Na prática, o mercado está longe de uma solução ideal, mas não podemos ficar parados esperando ela surgir. Nosso compromisso é evoluir com o mercado, sempre oferecendo o que há de novo com relação à sustentabilidade, e aliando seu conceito a processos internos com baixa emissão de poluentes”, afirma o executivo.

As soluções ambientalmente corretas da Camargo não devem parar por aí. “Temos planos para produzir embalagens biodegradáveis e compostáveis”, revela Toledo. “Mas tudo depende do conteúdo a ser envasado. Embalagem flexível é um produto muito técnico e feito sob medida para atender às necessidade e especificações de cada cliente”, finaliza.