O lançamento de tensoativos e de PEGs de origem sustentável amplia consideravelmente o número de ingredientes da linha Vita. Desenvolvidos pela Clariant, os produtos Vita são obtidos a partir de matérias-primas renováveis e apresentam índice de carbono renovável (RCI) de pelo menos 98%, oferecendo à indústria soluções com baixa pegada de carbono.

"Diante dos sinais cada vez mais alarmantes das mudanças climáticas, tanto a população como as indústrias estão buscando formas de reduzir a pegada ambiental. Isso significa que a demanda por produtos químicos de origem natural deverá crescer nos próximos anos", explica a Clariant em um comunicado.

Bioetanol produzido a partir de cana-de-açúcar ou de milho

Desenvolvidos para fórmulas naturais com alto índice de carbono renovável (RCI), os produtos Vita permitem otimizar o teor de carbono sustentável no processo de fabricação de bens de consumo como detergentes, shampoos e gel de banho, bem como de tintas, lubrificantes industriais e produtos usados na agricultura.

Para criar esses novos tensoativos e PEGs, a Clariant utiliza um bioetanol obtido exclusivamente de cana-de-açúcar ou de milho, a fim de produzir o óxido de etileno necessário. O material orgânico é inteiramente separado ao longo da cadeia de valor, desde o campo até o produto final disponível para consumo.

Como são usadas apenas matérias-primas de origem sustentável, os novos ingredientes apresentam uma pegada de carbono nitidamente inferior à dos produtos equivalentes de origem fóssil. Segundo a Clariant, os tensoativos Vita podem gerar economias de até 85% na emissão de carbono, em comparação com produtos análogos de origem fóssil.

Mais de 70 produtos de origem natural com ação equivalente à das versões fósseis

A empresa explica que as novas soluções são quimicamente análogas aos produtos fósseis, oferecendo o mesmo nível de desempenho e a mesma eficácia para os laboratórios de formulação e para as marcas.

A linha de ingredientes inclui atualmente mais de 70 produtos de origem sustentável, e a previsão é que ela continue a ser ampliada para atender às necessidades do mercado. No primeiro trimestre de 2022, dezenas de quilotons de tensoativos naturais e de PEGs estarão disponíveis para os segmentos comerciais da joint venture Clariant IGL Specialty Chemicals (CISC), com presença em diversas regiões do mundo.

"Seja na embalagem ou nos ingredientes que os compõem, os produtos de consumo de setores como revestimentos, cosméticos, produtos de limpeza, ou de aplicação na indústria e na agricultura, contêm invariavelmente produtos petroquímicos, ou seja, utilizam carbono fóssil", explica Christian Vang, diretor global da Business Unit Industrial & Consumer Specialties da Clariant. "Abraçar a química à base de carbono sustentável é um grande desafio para os fabricantes. Com o lançamento da linha de tensoativos e PEGs Vita, estamos oferecendo uma solução inédita e eficaz para que a indústria vença esses desafios".