Num cenário de expansão do mercado mundial de cuidados da pele e de bem-estar pessoal, a L’Oréal continua investindo no setor, incentivada pelo sucesso do relançamento de sua marca de cosméticos de luxo Helena Rubinstein, que protagonizou a volta triunfal do Grupo à Ásia no final de 2019. Graças ao interesse do público asiático por produtos premium made in France no setor de skincare, a marca vem registrando excelentes resultados e ganhando destaque nesse segmento. Ao revitalizar a Carita, o gigante do setor de cosméticos decidiu investir em produtos do mais alto luxo, ressaltando a inconfundível identidade parisiense da marca.

A conquista da Ásia

Após dois anos de obras, a marca celebrou, em outubro de 2022, a renovação de suas instalações situadas no n° 11 da Faubourg Saint-Honoré, em Paris. Criado pelas irmãs Carita — Maria e Rosy —, desde 1952 o local é considerado o templo dos cuidados capilares, tendo aos poucos se tornado também um espaço de prestígio para a beleza global.

O ano de 2022 foi também marcado pela renovação de uma linha de cuidados composta por 18 produtos tópicos, que foi retrabalhada e revalorizada para oferecer novas fórmulas e novas embalagens. Completando a coleção, uma nova espuma para limpeza do rosto será lançada em meados de fevereiro de 2023. Os produtos estão disponíveis para tratamentos de beleza em cabine de estética e são potencializados por protocolos bem definidos, executados por profissionais nas instalações de Paris ou no hotel Martinez de Cannes.

Mas, depois da volta triunfal à capital francesa, a prioridade da Carita agora é conquistar o mercado chinês. Os produtos da marca já estão disponíveis para tratamentos de beleza e para compra nos spas dos principais hotéis de luxo da China — Mandarin Oriental (em Shenzhen e Pequim) e Capella (em Xangai). Além disso, foram inauguradas três lojas dedicadas à marca: em Nanjing (Deji Plaza), em Pequim (Beijing SKP) e em Xangai (Shanghai New World Daimaru). Para os próximos meses e anos, o objetivo do Grupo é impulsionar a expansão da Carita na China e em todo o continente asiático.

Templo do luxo e da beleza à la française

Com uma área de 1.800 metros quadrados, a mansão de cinco andares onde funciona o centro de beleza Carita ganhou nova roupagem estilística graças ao talento dos arquitetos Sophie Thuillier e Cristiano Benzoni. Desde a inauguração, o espaço vem recebendo principalmente clientes parisienses, além de personalidades do universo da moda e do cinema. No centro de cuidados capilares, o público masculino responde por 25% dos clientes. As instalações são a mais perfeita tradução do luxo à la française, e a expectativa é que, muito em breve, elas acolham clientes de várias regiões do mundo, em particular da China. Para o Grupo L’Oréal, o espaço é também uma vitrine onde expor o know-how e os ambiciosos projetos de sua divisão de Luxo, realçando o universo da beleza em sua globalidade.

Ao entrar no prédio, os clientes passam pelo fabuloso pórtico da Carita e em seguida atravessam uma bela arcada que conduz ao suntuoso pátio, de onde se pode vislumbrar a imensidão das instalações. O andar térreo reúne diversos serviços, entre os quais um espaço skincare que oferece todos os produtos da linha, uma loja com objetos de decoração e moda prêt-à-porter, uma receção e um espaço especializado no diagnóstico da pele.

Por uma escadaria (e um elevador), chega-se às onze suítes de tratamentos de beleza e ao salão de cuidados capilares, situado no centro do prédio, em homenagem às duas irmãs Carita. O renomado cabeleireiro John Nollet, que faz parte da equipe de estilistas, é também o diretor artístico da maison Carita. Atualmente, os produtos da marca L’Oréal Professionnels estão sendo usados para os tratamentos capilares e penteados, mas uma linha de produtos específicos com a assinatura Carita deve ser lançada em breve.

No mesmo andar do salão, os clientes dispõem também de serviços dedicados à beleza dos olhos e à maquiagem semipermanente. Logo adiante, se encontra o restaurante Rosy. Comandado pela chef Amandine Chaignot, ele oferece um salão com 35 lugares. A maison de beleza dispõe também de um apartamento de 130 metros quadrados, que pode ser reservado para eventos privativos e profissionais. No último andar, os colaboradores e colaboradoras recebem capacitação da Academia Carita e podem praticar e estudar nos momentos em que o movimento é menor.

Por fim, como homenagem à história da Maison e às irmãs Carita, a Éditions Assouline acaba de lançar o livro Carita – 11 Fbg Saint Honoré Paris, de autoria de Laurence Benaim, com 245 páginas.