O conceito "Innovative Skincare Journey" da BASF é constituído por uma...

O conceito "Innovative Skincare Journey" da BASF é constituído por uma fórmula polivalente usada como base e posteriormente complementada durante uma segunda etapa de produção

Por ocasião do salão Cosmet’Agora, em Paris, a BASF apresentou o conceito "Innovative Skincare Journey", constituído por uma fórmula polivalente usada como base e posteriormente complementada durante uma segunda etapa de produção. Isso significa que várias fórmulas podem ser criadas a partir de uma cuidadosa seleção de ingredientes adicionais (princípios ativos, por exemplo), em função da textura, da sensação e das propriedades que se deseja conferir ao produto. O objetivo é dar às marcas a possibilidade de reagir com mais rapidez às novas tendências do mercado.

Segundo a BASF, por oferecer aos fabricantes a possibilidade de focar em um número reduzido de ingredientes, o método permite que as marcas respondam com mais facilidade aos consumidores em busca de maior transparência das informações.

Ingredientes verdes

A exemplo de outros fornecedores de ingredientes cosméticos, a BASF mergulhou na onda dos produtos naturais, principal vetor de crescimento da indústria atualmente. A empresa dispõe de uma carteira com cerca de 130 ingredientes desenvolvidos para aplicações cosméticas registradas em conformidade com as normas COSMOS. Desses ingredientes, 50 têm também o selo da Natrue, organismo europeu de certificação. "Com esse lançamento, a BASF se posiciona como o maior fornecedor de matérias-primas adaptadas a produtos cosméticos naturais e orgânicos", explica a empresa.

Além disso, a BASF passou em revista toda a sua carteira de ingredientes cosméticos à luz dos critérios da norma ISO 16128, fornecendo aos fabricantes de produtos de beleza informações sobre o grau de origem natural de cada substância. Mais de 250 ingredientes do Grupo são considerados naturais ou de origem natural, com uma proporção de pelo menos 50% de átomos de carbono natural.

Para levar ao mercado esse conceito pioneiro, a BASF apresentou quatro novidades no salão Cosmet’Agora:

- Euperlan® OP White: dispersão de cera branca destinada a fórmulas espumantes; facilmente biodegradável, ela pode ser usada a frio.
- Cegesoft® Peel: alternativa ecológica aos microplásticos, ele tem a forma de pérolas de cera esféricas que garantem uma esfoliação suave e delicada; derivado principalmente de recursos naturais e renováveis, o Cegesoft® Peel é biodegradável.
- Emulgade® Sucro Plus e Eumulgin® VL 75: dois novos emulsificantes de origem natural, certificados pela COSMOS.

"O mercado de cosméticos vem se tornando cada vez mais complexo e evolui com grande rapidez. Ao mesmo tempo, os consumidores exigem mais transparência, em particular em relação à composição dos produtos e à sua fabricação. Para ajudar os clientes a atender a essa demanda, desenvolvemos produtos de qualidade que oferecem aos consumidores todas as respostas que eles buscam em relação às substâncias presentes nos produtos", ressalta Marine Belthé, diretora de Marketing da BASF Personal Care Europa.