A BASF está lançando o Tinogard CP, solução antioxidante líquida que atua na estabilização e melhora a vida útil das formulações cosméticos.

Desenvolvido e produzido no Brasil, o produto é versátil, pode ser usado em diversas aplicações cosméticas e é pronto para ser adicionado à formulação, dispensando a pré-solubilização e/ou aquecimento.

Solução versátil e pronta para uso, o Tinogard® CP foi desenvolvido no Brasil. O ingrediente aumenta a estabilidade de formulações e melhora a vida útil dos produtos. Foto: © alenkadr / shutterstock.com

O consumidor está cada vez mais atento aos ingredientes utilizados nos produtos, exigindo qualidade, performance e soluções que não envolvam polêmicas quando ao seu uso”, considera Vinicius Bim, gerente de Inovação de Personal Care da BASF para América do Sul. “O novo antioxidante tem um papel essencial no segmento de cosméticos porque apoia o formulador a atender essa tendência pois não apresenta efeitos adversos para o uso ou para o meio ambiente, além de ajudar na estabilidade do produto”, afirma.

De acordo com a BASF, o Tinogard CP, não possui problemas de amarelamento e/ou volatilidade. Além disso, o produto é seguro para uso e de fácil biodegradabilidade. Versátil, pode ser aplicado na formulação de produtos para cuidado capilar, corporal e facial, colônias, fragrâncias, entre outros.

O uso dos antioxidantes é fundamental para aumentar a estabilidade das formulações e evitar a oxidação dos compostos pelo contato com o oxigênio, durante as misturas, processamento e armazenamento. Os ingredientes naturais derivados de gordura e óleo, óleos aromáticos e fragrâncias finas são os ingredientes mais sensíveis à oxidação, podendo sofrer alteração de cor e odor, além da rancificação, ou seja, decomposição de óleos.