Extraído do cogumelo Fomes officinalis, o Laricyl [1], princípio ativo cuja ação é reduzir a dilatação dos poros, ocupa há 20 anos um lugar de destaque na carteira de ingredientes cosméticos da BASF. Com o objetivo de reforçar a sustentabilidade de suas operações, a empresa desenvolveu um novo método de produção dessa substância comprovadamente eficaz.

Fermentação em estado sólido

Concretamente, a BASF passou a produzir o micélio, parte vegetal do cogumelo, por meio de fermentação em estado sólido. Esse método, mais sustentável, substitui a colheita do cogumelo na natureza. A produção do micélio, que recebeu a certificação de processo orgânico, é realizada na Europa em meio sólido, usando uma incubadora controlada.

Segundo a norma ISO 16128, a nova versão do Laricyl contém 99,7% de componentes de origem natural.

Eficácia maior comprovada in vivo

Usando a nova versão do Laricyl em concentração de 3%, um estudo duplo-cego controlado por placebo e realizado com repartição aleatória entre 25 participantes do sexo feminino demonstrou a capacidade do ingrediente de melhorar a aparência dos poros, tanto em relação ao diâmetro como à quantidade. A análise de imagens mostrou que o Laricyl reduz os poros visíveis imediatamente após a aplicação, proporcionando um efeito adstringente com um resultado 2,8 vezes melhor que a versão anterior do ingrediente.

Segundo a BASF, o princípio ativo contribuiu também para eliminar o excesso de sebo cutâneo, deixando a pele menos brilhosa, mas sem provocar ressecamento.

"Estamos sempre reavaliando nossa carteira de ingredientes, a fim de produzir ativos que respeitem cada vez mais os critérios de sustentabilidade. Naturalmente, isso não deve, de forma alguma, diminuir a eficácia do produto", explica Lucilene Veira Nunes, Head of Business Management for Bioactive Ingredients, EMEA. "Com o Laricyl, não somente conseguimos tornar a cultura da matéria-prima mais sustentável, como também aprimoramos os resultados do ingrediente: a nova versão produz o fechamento imediato dos poros e reduz o brilho excessivo da pele, deixando-a mais hidratada".