Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Regulamentação

ANVISA simplifica a regularização sanitária dos cosméticos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recentemente publicou uma atualização das regras de cosméticos que simplifica e agiliza o tratamento deste produtos no Brasil. Com a nova medida a maioria dos produtos cosméticos passam a ser isentos de registro, mas sujeitos à comunicação prévia antes de sua comercialização.

Uma loja BeautyLook em São Paulo - shutterstock.com / © Tupungato

Uma loja BeautyLook em São Paulo - shutterstock.com / © Tupungato

De acordo com a resolução RDC 07/2015 de 10 de fevereiro de 2015, grande parte dos produtos de Grau de risco 2 serão isentos de registro. Estes produtos serão submetidos à uma comunicação prévia da comercialização às autoridades sanitárias, com exceção dos produtos que possuem regulamentos específicos (protetores solares, repelentes de inseto e produtos infantis, e ainda, os produtos álcool gel e alisantes capilares). Produtos de grau de risco 1 já estavam isentos de registro.

resolução RDC 07/2015

Prazos mais curtos

A comunicação prévia é definida como o procedimento administrativo a ser aplicado para informar a ANVISA a intenção de comercialização de um produto isento de registro (art. 25 da resolução RDC 07/2015). Para produtos Grau 1 e Grau 2, isentos de registro, a comercialização poderá ocorrer após a publicidade no portal da ANVISA. Para produtos Grau 2 sujeitos a Registro, a comercialização somente poderá ocorrer a partir da concessão do registro publicado em Diário Oficial da União. Registro geralmente precisa cerca de 60 dias, enquanto que a comunicação precisa 48 horas.

O controle dos produtos isento de registro passará a ser realizado por meio de procedimentos que incluem a verificação periódica e aleatória dos processos, além do monitoramento de mercado com a verificação e análise do que está nas prateleiras à disposição do consumidor.

Produtos de maior risco

A exceção desta simplificação são os produtos enumerados no anexo VIII da resolução RDC 07/2015 tal como bronzeadores, produtos de alisamento capilar, protetor solar, repelente de insetos, gel antisséptico para as mãos e os produtos infantis. “Estes continuaram sendo analisados pela Agência, tendo em vista o seu maior risco associado,” disse a AVINSA.

O objetivo da nova norma é dar mais agilidade ao setor e permitir que a Agência concentre suas análises nos produtos de maior risco.

Desburocratização

O momento marca uma evolução histórica para a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos,” comentou a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Desde 2008 debatemos essa questão e hoje comemoramos mais um avanço para o setor brasileiro, que entra em consonância com o cenário mundial. Essa conquista dará maior previsibilidade da indústria para lançar produtos, resultando em um mercado mais competitivo e inovador. E também agilizará o acesso do consumidor aos itens do setor que auxiliam na melhoria da saúde, bem estar e qualidade de vida”, afirmou João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC.

A norma não altera os parâmetros e requisitos de segurança dos produtos cosméticos. O detentor do produto “deve garantir que o produto não constitui risco à saúde quando utilizado em conformidade com as instruções de uso”, prevê o articulo 10 da nova resolução.

V.G.

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções