Com mais de mil colaboradores distribuídos entre as unidades de Jundiaí e Mogi das Cruzes, o Grupo Albéa desenvolve e produz tubos laminados, embalagens rígidas para cosméticos e sistemas dispensadores para perfumes, desodorantes e loções, oferecendo um grande leque de soluções para os maiores fabricantes da indústria de beleza. "O Brasil é um mercado relativamente fechado, em razão das taxas de importação e do domínio das empresas locais. Por isso, a solução é produzir no país. Devido ao cenário macroeconômico, o mercado de cosméticos não vem se desenvolvendo tão rápido quanto há alguns anos, mas ainda oferece muito espaço para crescer, se considerarmos o nível médio de consumo por habitante em algumas categorias", explica Paula Froes, diretora de Vendas e Marketing da Albéa do Brasil.

Soluções para todos os segmentos de cosméticos

O setor de perfumes, que posiciona o mercado brasileiro no topo do ranking mundial, representa a principal atividade do Grupo Albéa no Brasil, com sua expertise global na produção de sistemas dispensadores e tampas. "Os sprays corporais, tanto para fragrâncias quanto para desodorantes, são muito apreciados no país”, completa Paula Froes.

No segmento de maquiagem, a Albéa do Brasil atende à maior parte das necessidades dos fabricantes, oferecendo uma grande variedade de soluções para batons, brilho labial, máscaras e compactos. Dois mecanismos para batons são produzidos e estão disponíveis no país. A partir dessa base, a Albéa desenvolve e produz a embalagem completa, mobilizando sua sólida expertise global e local.

"Maquiagem para os lábios é uma categoria muito importante para a consumidora brasileira. De maneira geral, as influenciadoras e a geração Millennial representam um grande fator de impulso para o desenvolvimento do segmento de maquiagem no Brasil, gerando excelentes oportunidades para nós", ressalta a diretora de Vendas e Marketing.

Em matéria de dispensers para desodorantes, a Albéa conquistou a preferência dos fabricantes no Brasil, em particular com suas soluções para spray caps e sistemas dispensadores. O mercado de produtos capilares não fica para trás, com os tubos laminados e as bombas Panache produzidos pela empresa.

As empresas do mercado brasileiro de cosméticos encontram na Albéa soluções adaptadas a qualquer categoria de produto. "Para nós, o essencial é compreender as necessidades dos clientes a fim de oferecer soluções inovadoras", garante Paula Froes.

No Brasil, as tendências mais fortes são as mesmas de outras partes do mundo – sustentabilidade, premiumização, speed-to-market – mas que precisam ser ajustadas para o consumidor brasileiro. Por exemplo, a Albéa oferece soluções de embalagens sustentáveis, desenvolve embalagens sofisticadas mas que ainda possam ser acessíveis ao consumidor local; investe em automação, decoração e inovação, buscando diminuir o tempo de lançamento de seus produtos.

Inovação e sofisticação

Grande parte do empenho da empresa é voltado para a inovação, que mobiliza 40 profissionais e ferramentas específicas. O grupo vem também apostando em técnicas de acabamento mais luxuosas. "No Brasil também existe a busca por produtos premium. Embora os brasileiros costumem prestar muita atenção ao preço, eles sabem dar valor a uma embalagem sofisticada. Cada vez mais os novos produtos lançados se posicionam na categoria premium a fim de concorrer com as marcas estrangeiras mais sofisticadas. As empresas locais oferecem produtos mais sofisticados por preços mais altos que os dos produtos que os consumidores costumam comprar, mas ainda assim, com preço inferior ao dos produtos importados oferecidos pelas marcas de luxo. Para acompanhar essa tendência, precisamos oferecer decorações inovadoras e peças mais complexas”, explica Paula Froes. A empresa precisa usar de muita criatividade para se adaptar às exigências locais em termos de preços e, ao mesmo tempo, oferecer maior sofisticação.

Para atender a essa demanda, recentemente, a unidade de Mogi recebeu dois investimentos significativos, com a instalação de uma nova linha de metalização UV e de uma nova linha de decoração em flexografia para tubos laminados.

Time-to-market e sustentabilidade

No Brasil, a exemplo de outros mercados, os prazos para lançamento dos produtos são cada vez mais curtos e exigem grande flexibilidade. Para satisfazer a essa exigência, a Albéa investe um alto valor na automação de suas linhas de produção.

Paralelamente, concretizando o compromisso do grupo de fabricar embalagens seguras, circulares e de menor impacto ambiental, a unidade brasileira considera a questão ambiental uma prioridade absoluta. "Desde o momento do desenho e do desenvolvimento técnico do produto já estamos avaliando esse tema – a escolha do design, dos materiais, da possibilidade de reciclagem, sem esquecer da estética. Quanto aos processos de fabricação, a empresa implementou medidas para reduzir os resíduos e o consumo de energia e água”, conclui Paula Froes.