Especializada no cultivo de cana-de-açúcar, milho e soja, a Agropaulo, empresa do Grupo Telles, vem investindo no desenvolvimento de óleos essenciais orgânicos. “Pensando em alternativas para reduzir o uso de químicos, investimos em pesquisa e produção de óleos essenciais de plantas aromáticas nativas com potencial para substituir fungicidas, nematicidas e inseticidas. Como já realizamos a extração de insumos vegetais para a fabricação dos produtos agropecuários, decidimos ampliar nosso portfólio com uma linha de insumos orgânicos para a indústria de cosméticos e também de saneantes”, afirma o presidente da empresa e do grupo Paulo Telles Neto.

Segundo ele, a opção pela matéria-prima orgânica foi um caminho natural, baseado em uma relação mais sustentável e consciente e no aumento do consumo de produtos com apelo natural. “Esta é uma demanda global. O segmento cosmético vem buscando substituir ingredientes sintéticos, que apresentam maior potencial danoso para o ambiente e para os usuários, por insumos de origem natural com características voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida”.

Mais de 100 hectares de área de plantio orgânico certificado pelo IBD

Os ingredientes utilizados na elaboração dos óleos essenciais são de origem nordestina, região onde a empresa está sediada, e têm cultivo próprio. “São plantas nativas oriundas do semiárido, numa área total de plantio com mais de 100 hectares em Jaguaruana (CE), que é certificada como orgânica pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural). Entendemos que todas as etapas do processo devem estar sob controle e monitoramento de nossa equipe técnica, formada por agrônomos, químicos e farmacêuticos, compreendendo desde a propagação de mudas, o plantio, a extração dos óleos e fabricação dos produtos finais”, diz o executivo.

A Agropaulo é pioneira e a única empresa do país a produzir em escala industrial o óleo essencial de alecrim-pimenta, usado na formulação de sabonetes e antissépticos bucais por sua ação antimicrobiana e antifúngica. “Também priorizamos a produção e comercialização dos óleos de citronela, capim-limão e hortelã-do-campo, todos com propriedades buscadas pela indústria de cosméticos”, comenta Telles Neto.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), existem no mundo cerca de 300 óleos essenciais de interesse comercial. No Brasil, segundo a entidade, ainda são poucas as espécies nativas exploradas.

Produção de óleos essenciais para terceiros teve início em 2020

O presidente da empresa conta que os óleos essenciais são fabricados para consumo próprio da Agropaulo já há alguns anos e que em 2020 estruturam a operação e começaram a comercializar esses produtos para terceiros. “Ao longo dos anos, temos obtido ganhos significativos de escala, mas ainda com uma tímida participação nos resultados da empresa. Para 2024, projetamos um aumento de 200% na área de produção agrícola para atender o mercado, do qual a venda de cosméticos representa 25%”.

A Agropaulo também disponibiliza os óleos essenciais em embalagens de 20ml. “Desenvolvemos uma linha de produtos voltada ao consumidor final, atuando nas áreas de bem-estar e aromaterapia com a marca NatEssential, porém, direcionamos o foco para o fornecimento dos óleos às indústrias e envase de marca própria para terceiros”, explica Telles Neto.