Ele não é famoso com a vitamina C ou a vitamina E, mas tem sido frequentemente visto ao lado delas em muitas formulações cosméticas por aí. Um poderoso e versátil antioxidante de origem vegetal, o ácido ferúlico ainda é pouco conhecido pelos consumidores brasileiros, mas apresenta grande potencial para ganhar espaço no mercado de beleza do país.

O ácido ferúlico é um ácido fenólico de baixa toxicidade e boa absorção encontrado em folhas e sementes de várias plantas, especialmente em cereais, como o farelo do arroz marrom, trigo e aveia. Ele também está presente no café, alcachofra, amendoim e frutas como maçã, laranja, abacaxi e tomate”, cita Isabel Piatti, conselheira do comitê técnico de inovação da Buona Vita.

Segundo ela, além de neutralizar os radicais livres, que podem causar dano oxidativo nas membranas celulares e no DNA, o ativo também ajuda a prevenir a pele dos efeitos da radiação UV. “O potencial fotoprotetor do ácido ferúlico tem sido amplamente estudado nos últimos anos, e atualmente, sabe-se que expor o ácido ferúlico à radiação UV aumenta sua ação antioxidante. Ele também é muito adicionado como ativo anti-idade em cosméticos”, afirma Piatti.

Normalmente, o ácido ferúlico é utilizado em combinação com outros ingredientes. “Ele tem ação complementar a antioxidantes como a vitamina C e a vitamina E, levando à potencialização das suas ações antioxidantes e fotoprotetoras, além de auxiliar na estabilização química da vitamina C”, diz Thamires Ramos, expert científica de SkinCeuticals.

Para Luiz Romancini, dermatologista e criador da marca Creamy, o trio formado por ácido ferúlico + vitamina C + vitamina E é usado quase que universalmente nos antioxidantes, apenas mudando a proporção entre eles. “A capacidade antioxidante de uma fórmula que combine os três ingredientes é maior do que quando usados separadamente. Além disso, como os antioxidantes são moléculas extremamente reativas, é importante a associação entre eles, para que um impeça a oxidação precoce do outro”, explica.

O médico ressalta um diferencial do ácido ferúlico em comparação com outros ativos: “Seu alto poder antioxidante em relação à concentração usada. É um ingrediente que não necessita de altas concentrações para surtir efeito, sendo um ativo versátil que pode ser incorporado em várias formulações”, afirma.

Orientadora técnica da Bel Col Cosméticos, Nancy Viveiros também acrescenta na lista de benefícios do ingrediente o poder de hidratação e controle de manchas, além de sua ação estimuladora da microcirculação periférica, que reforça a rede microvascular da região que está sendo tratada.

De acordo com ela, o ativo já possui muita relevância na área da estética e não é mais conhecido pelo público porque leva tempo para os ingredientes de ponta ganharem fama. “Na Bel Col utilizamos o ácido hialurônico há vinte anos, mas apenas nos últimos cinco anos o ativo focado em hidratação se tornou popular”, exemplifica.

Ramos, da SkinCeuticals, diz que muitas pessoas ainda ignoram o potencial do ácido ferúlico. Somando a isso, ela aponta que o ativo apresenta diversos desafios de formulação para garantir a entrega de produtos eficazes, estáveis e com cosmética agradável. Por isso, seu uso ainda é limitado na indústria brasileira. “Internacionalmente, o ácido ferúlico é um ativo reconhecido e amplamente utilizado no skincare”.

Piatti concorda. “O ácido ferúlico é subestimado. Ele poderia ser mais empregado nos cosméticos de cuidado com a pele e de tratamento do envelhecimento. Tem muito potencial para isso”, encerra a conselheira da Buona Vita.