Na época, não tínhamos no Brasil empresas de clean beauty que unissem formulações limpas e alta performance. Foi desta necessidade que veio nosso desejo de empreender no ramo de cosméticos naturais”, diz Camargo. Ao lado de Navarro, ela fundou no final de 2018 a CARE Natural Beauty.

Meses após seu lançamento, a startup de skincare e maquiagem natural, orgânica, vegana e sustentável foi uma das 15 selecionadas em todo o mundo para participar do projeto de aceleração da Sephora. “Com pouquíssimo tempo de vida, ser escolhida entre milhares de empresas da América Latina para representar o Brasil no Programa de Aceleração Global da Sephora foi sem dúvida um importante marco para a CARE”, diz a cofundadora. “Mais do que reconhecimento, esse prêmio foi uma chancela da qualidade dos nossos produtos e a prova de que estamos no caminho certo”.

A pandemia se mostrou uma grande oportunidade

Depois de um 2019 de bastante crescimento e consolidação da marca, veio 2020 e, junto com ele, a pandemia da Covid-19. O que poderia ser uma grande barreira para uma jovem marca, se mostrou uma grande oportunidade. “A pandemia, sem dúvida, trouxe desafios, mas também ajudou muito o mercado de e-commerce”, conta a executiva.

A CARE registrou crescimento de 370% no passado. A estratégia, segundo Camargo, foi se voltar 100% para os canais digitais. “Convidamos muitos especialistas em sustentabilidade, beleza limpa, dermatologistas e maquiadores para uma produção de conteúdo relevante, leve e divertido, tendo empatia com o momento que vivemos”.

Ela explica que a ideia era trazer seguidores e clientes para mais perto da CARE, por isso eles também foram chamados para protagonizarem as redes da marca, compartilhando seus momentos de “selfCARE” durante a pandemia. “Essa iniciativa de ter os nossos próprios consumidores falando de suas experiências de autocuidado com nossos produtos foi fundamental para comunicar nossa missão de transformar vidas através do consumo consciente da beleza limpa”, afirma a empreendedora.

Objetivos ambiciosos

Com uma taxa de recompra de 60% de seus produtos - atualmente vendidos no e-commerce próprio e lojas de cosméticos multimarcas como a Sephora -, a marca tem objetivos ambiciosos para este ano. “Em 2021 vamos crescer três vezes nosso faturamento”, garante Camargo. “Para isso, ela diz que a empresa está investindo para aprimorar ainda mais a experiência online dos consumidores, apresentar lançamentos inovadores e soluções de sustentabilidade: o único produto da CARE que usa plástico é a máscara de cílios, todas as outras embalagens são desenvolvidas em papel ou vidro”.

A cofundadora da empresa conta que abrir lojas é um projeto, mas ainda sem data. “Planejamos ter um espaço físico de experiência e experimentação, trabalhando uma estratégia ominichannel integrada”, ela diz. “O mercado de clean beauty cresceu muito. Os brasileiros estão mais atentos ao que consomem, de quem compram e como é a cadeia de produção. Enxergo esse segmento de forma extremamente promissora e crescendo exponencialmente nos próximos anos”, finaliza Camargo.