Desenvolvido pela BASF para atender à crescente demanda por produtos mais naturais nos segmentos de cuidados da pele e proteção solar, o Tinomax CC [1] é uma partícula natural funcionalizada obtida a partir de carbonato de cálcio e hidroxiapatita. Ingrediente de origem 100% natural segundo os critérios da norma ISO 16128, ele não contém nenhum tipo de conservante.

O fabricante de ingredientes cosméticos explica que o Tinomax CC melhora a proteção contra a radiação UVB e UVA por meio de birrefrigência luminosa.

Desempenho sensorial reforçado

Para além desse aspecto funcional, os resultados dos testes mostraram que as fórmulas que contêm Tinomax CC tendem a ser menos pegajosas e gordurosas no momento da aplicação do que as fórmulas sem esse ingrediente. Graças ao perfil homogêneo de suas partículas, o ingrediente melhora consideravelmente o desempenho sensorial de fórmulas solares, sobretudo de produtos com FPS alto.

Além disso, o Tinomax CC não deixa a pele esbranquiçada quando o produto é aplicado.

O novo ingrediente multifuncional tem a forma de um pó de cor creme. A BASF recomenda o uso de Tinomax CC em fórmulas que contenham filtro UV orgânico solúvel, bem como em fórmulas com partículas dispersas na fase oleosa.

"Com o Tinomax CC, oferecemos aos clientes a possibilidade de atender à crescente demanda do mercado de protetores solares", explica Ulrich Issberner, Diretor de Desenvolvimento do Mercado Sun Care / HBO Europa da BASF. "Completando nossas linhas de filtros UV de alto desempenho e junto com os emolientes, emulsificantes e polímeros de origem natural que oferecemos, o novo produto, obtido a partir de insumos naturais, marca uma nova etapa para o desenvolvimento das fórmulas do futuro. Estou muito feliz por podermos trilhar esse caminho lado a lado com nossos clientes".