A L’Oréal se compromete com uma importante transformação de sua Pesquisa & Inovação ao encerrar gradualmente o uso de ingredientes à base de petróleo em suas fórmulas ao longo dos próximos anos.

Foco maior na sustentabilidade

Para atender aos desafios ambientais e à demanda - reforçada pela pandemia Covid-19 - por produtos que são bons para a saúde e seguros para o meio ambiente, o grupo planeia uma transição para produtos sem petroquímicos no horizonte 2030, declarando que no mesmo ano, 95% dos ingredientes terão origem renovável e 100% dos produtos respeitarão os ambientes aquáticos.

Por que não atingir a meta de 100% de ingredientes renováveis? De acordo com a L’Oréal, para certas categorias, especialmente para cuidados com os cabelos, ainda não é tecnicamente possível substituir todos os petroquímicos sem degradar o desempenho.

Para alcançar este objetivo L’Oréal aproveitará os avanços recentes das Ciências Verdes, especialmente para permitir o cultivo e a extração sustentável de ingredientes ativos por meio de processos tecnológicos de ponta. O grupo já reuniu sua gama completa de recursos nas Ciências Verdes, incluindo avanços recentes em agronomia, juntamente com novos desenvolvimentos em biotecnologia, Química Verde, ciência de formulação e ferramentas de modelagem.

"Nossa ambição é que até 2030 possamos oferecer a mulheres e homens em todo o mundo cosméticos cada vez mais eficazes e seguros que respeitem o meio ambiente", disse Nicolas Hieronimus, Vice-Diretor Executivo da L’Oréal, responsável pelas Divisões.

Parcerias estratégicas

Ainda há muito a ser feito nesta área. De acordo com a L’Oréal, 80% das matérias-primas do grupo são “facilmente biodegradáveis”, 59% são renováveis, entretanto apenas 34% são naturais ou de origem natural. Além disso, 29% dos ingredientes usados nas fórmulas da L’Oréal foram desenvolvidos de acordo com os princípios da Química Verde.

Para alcançar essa transição, o Grupo também está construindo uma série de parcerias estratégicas com universidades, startups e seus próprios fornecedores de matéria-prima.

Transparência renovada

Ao mesmo tempo, a L’Oréal continua comprometida com a transparência e lança novas iniciativas para melhorar ainda mais a informação sobre ingredientes cosméticos, especificamente por meio de seu site “Por Dentro dos Nossos Produtos”, que acaba de ganhar versão em português também, com mais de 300 ingredientes. Esse número irá crescer, pois novos ingredientes serão constantemente adicionados. O site internacional já cobre quase 1000 ingredientes.

E para tornar tudo mais tangível, uma campanha será organizada durante o mês de março em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube em cerca de 20 países.