A L’Oréal, líder mundial em cosméticos, que possui um portfólio de 36 marcas, estabeleceu novas metas quantificadas para 2030 para combater as mudanças climáticas. O anúncio surge após movimentos semelhantes de outros gigantes de bens de consumo, como a Unilever. “A L’Oréal está acelerando sua transformação em um modelo que respeita os limites das Fronteiras Planetárias”, disse a empresa em um comunicado.

Em um relatório recente da Quantis, uma uma empresa de consultoria em desenvolvimento sustentável, a contribuição da indústria de cosméticos para as emissões globais de CO2 foi estimada entre 0,5% e 5%.

Reduzir impactos ambientais diretos

Até 2025, todos as unidades do Grupo alcançarão a neutralidade de carbono graças à melhoria da eficiência energética e ao uso de energia 100% renovável.

Além disso, até 2030, 100% dos plásticos usados nas embalagens dos produtos do Grupo serão de fontes recicladas ou de fontes renováveis (atingindo 50% da meta em 2025). No início deste ano, o grupo lançou sob a marca La Roche Posay o primeiro tubo que incorporava papelão, reduzindo em 45% a quantidade de plástico necessária para sua fabricação em comparação com um tubo convencional.

A L’Oréal também quer reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa no transporte dos seus produtos, em comparação com o nível de 2016.

Até 2022, será aplicado o sistema de Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto, em que cada rótulo de produtos de enxágue receberá uma pontuação de A a E, sendo o produto “A” considerado como “o melhor” em termos de impactos ambientais e sociais.

Até 2022, este sistema de rotulagem será aplicado a todos os produtos do grupo que impliquem passar por água (exceto tamanhos de viagem) e até 2030, 100% dos produtos do grupo serão de conceção ecológica.

É uma verdadeira transformação na maneira como a L’Oréal cria fórmulas, , obtém matérias-primas, produz embalagens e fabrica produtos em suas fábricas. A nossa revolução sustentável e de inclusão é o começo de uma nova era, com uma única ambição: um futuro mais belo para todos”, disse o CEO do grupo, Jean-Paul Agon.

Contribuir para solucionar os desafios do mundo

Além dessas metas quantificadas, a L’Oréal também apoiará ações realizadas por ONGs para abordar questões sociais e ambientais urgentes com duas prioridades: clima e mulheres em situações vulneráveis.

Até 2030, a L’Oréal terá investido 50 milhões de euros para financiar projetos de restauração de 1 milhão de hectares de ecossistemas marinhos e florestais naturais danificados, por meio do Fundo L’Oréal para a Regeneração da Natureza. Outros 50 milhões de euros serão direcionados ao financiamento de projetos vinculados à economia circular, de modo a acelerar iniciativas inovadoras nos campos da reciclagem e gestão de resíduos plásticos.

Finalmente, para apoiar mulheres vulneráveis, o Grupo está criando um fundo de doações de 50 milhões de euros que apoiará organizações de campo e instituições de caridade locais em seus esforços para: combater a pobreza, apoiar as mulheres a alcançar a integração social e profissional, fornecer assistência de emergência a refugiadas e mulheres com deficiência, prevenir a violência contra as mulheres e apoiar as vítimas.

Na última década, transformamos profundamente nossa empresa, colocando a sustentabilidade no centro do nosso modelo de negócio. Como líder do setor, consideramos que é nosso papel contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”, disse Alexandra Palt, Vice-Presidente de Sustentabilidade na L’Oréal.

Em 2019, a L’Oréal gerou vendas de quase 30 bilhões de euros. No final do ano, o grupo já possuía 35 locais neutros em carbono (o que significa que eles usam 100% de energia renovável), incluindo 14 fábricas. Além disso, 85% dos produtos criados ou reformados em 2019 tiveram um perfil ambiental e social aprimorado.