Instalada em 1977 no município de Jandira, a 35 km de São Paulo, a Wacker Química do Brasil é a sede latino-americana da multinacional química fundada na Alemanha no início do século XX. A empresa está atualmente entre os três maiores fornecedores de produtos de silicone na região e investe para se manter na posição de liderança com a expansão de sua fábrica, que ocupa uma área total de 21 km².

Gustavo Soares, gerente de marketing da Wacker Brasil

Contando com uma rede global de 23 unidades fabris, além de 18 centros técnicos e 48 distribuidoras, “a Wacker Chemie AG enxerga o Brasil e a América do Sul como uma área de alta prioridade e com potencial de crescimento significativo nos próximos anos,” afirma Gustavo Soares, gerente de marketing da subsidiária brasileira. Segundo ele, aproximadamente 18% das vendas são provenientes das Américas e o Brasil é o maior mercado da companhia entre os países sul-americanos.

Na última década, a Wacker Brasil registrou um crescimento médio de 9% ao ano e gerou um volume de vendas de aproximadamente R$ 350 milhões em 2016. “Nos próximos anos, queremos continuar nossa evolução acima da média nesta região e para isso estamos promovendo investimentos locais”, diz Soares.

Com um aporte de mais de R$ 25 milhões, a empresa está ampliando sua fábrica de silicones em Jandira. A instalação da nova unidade multiuso com dois reatores possibilitará a produção de compostos antiespumantes e fluídos de silicones funcionais para os segmentos de papel e celulose, utilidades domésticas e também para a indústria de higiene pessoal e cosméticos, um dos principais ramos de atuação da companhia no continente. “Com esta expansão, reagimos ao crescente aumento da demanda por silicones especiais na região e podemos oferecer aos nossos clientes um suporte local ainda melhor no desenvolvimento de aplicações personalizadas”, explica o gerente.

Introduzidos no mercado na década de 1940, os silicones são compostos semi-orgânicos extremamente versáteis. Estima-se que atualmente eles estejam na formulação de mais de cinco mil tipos de produtos e que dentro da cosmetologia, sua presença chegue a 70% dos itens fabricados.

Fábrica da Wacker em Jandira

De acordo com Gustavo Soares, os silicones da Wacker podem ser encontrados na composição de diversos produtos de beleza e cuidados pessoais lançados no mercado sul-americano, tanto por pequenas empresas como pelos principais players do ramo. Entre eles, cita protetores solares, cremes e hidratantes corporais, artigos focados no condicionamento, modelagem e tratamento dos cabelos, maquiagens de longa duração e batons de ‘efeito molhado’. “A sensação produzida por silicones, sobretudo na pele, não é conseguida por nenhum outro ingrediente orgânico convencional”, ele assegura.

Além do setor de higiene pessoal e cosméticos, o gerente de marketing aponta a importância da produção local voltada para as áreas de construção e revestimento, papel e celulose, têxtil, agroquímica, borracha e eletrônica. “O mercado brasileiro destaca-se por vocações regionais bem definidas nessas áreas”, diz. Segundo Soares, a estratégia da Wacker é expandir os negócios a longo prazo e de forma lucrativa, fornecendo expertise e serviço técnico único aos clientes das indústrias-chaves regionais. “Queremos assegurar nossa posição de liderança na produção de silicones e criar base para o crescimento futuro”, completa.