"O Luxe Pack Monaco é mais que um simples salão. Ele é um ponto de encontro em que reina uma atmosfera muito especial e um ambiente totalmente sedutor", ressalta Fabienne Germond, diretora do salão. "O grande diferencial do Luxe Pack Monaco é reunir os maiores líderes internacionais do setor de embalagens de luxo, ao lado de pequenas empresas que oferecem um know-how altamente específico".

Um setor em plena transformação

Fabienne Germond, diretora do salão Luxe Pack Monaco

Fabienne Germond, diretora do salão Luxe Pack Monaco

Em sua 34a edição, prevista para 3 a 5 de outubro deste ano, o Luxe Pack Monaco – o mais esperado evento da indústria de embalagens de prestígio e luxo – pretende dar destaque às evoluções sem precedentes pelas quais o setor vem passando atualmente.

"Com a chegada da geração Alpha, estão surgindo novos hábitos de consumo que aos poucos vão se tornando a norma. Muitas marcas já começaram a integrar algumas dessas novas tendências, como e-commerce, venda direta ao consumidor, personalização e uma busca ainda maior por tudo o que é excepcional e único", explica Fabienne Germond.

A essas reviravoltas na demanda, somam-se a gigantesca pressão ambiental e econômica, além dos problemas relacionados ao abastecimento e à supply chain, que obrigam as indústrias a reinventar com urgência novos modos de produção.

Para discutir essas questões, o programa de conferências, que conta com mais de 50 palestrantes, foi organizado em cinco temas principais: GOING BIG (tendências e perspectivas), GOING GREEN (rumo à circularidade), GOING TO CUSTOMERS (embalagens para novos mercados, novos clientes e hábitos de consumo), GOING GLOCAL (transição para modelos de abastecimento mais virtuosos) e GOING DISRUPTIVE (materiais e tecnologia).

Vidrados no vidro

Para celebrar o Ano Internacional do Vidro, o salão Luxe Pack Monaco pretende promover o conhecimento sobre esse material e sobre a diversidade de competências profissionais necessárias à sua fabricação, oferecendo uma visão lúcida sobre o futuro que o vidro é capaz de oferecer às embalagens das marcas de luxo.

A operação Welcome to the AGE OF GLASS apresentará as criações que mais se destacaram no cenário da indústria nos últimos anos. Em duplas, profissionais especializados na realização e na criação de embalagens estarão presentes para responder às dúvidas dos visitantes sobre as especificidades desse material extraordinário, bem como para refletir, junto com os participantes, sobre novos projetos que incluam o uso de embalagens de vidro.

Durante a operação, que tem o apoio da FEVE (Federação Europeia de Produtores de Vidros para Embalagens) e da Centdegrés, agência internacional de inteligência de marcas, os visitantes receberão um perfume criado pela Firmenich, inspirado no tema "o cheiro do vidro".

No hall de exposições, um itinerário especial, chamado “THE GLASS ROAD” ("O CAMINHO DO VIDRO", facilitará a identificação visual dos expositores especializados que atuam no segmento em diversas regiões do globo: B.I. Industrial, Baralan, Berlin Packaging, Bormioli Luigi, Cloud Beauty Innovation Hub, Coverpla, Edwanex Glass, Embelia, Estal, Eurovetrocap, Flacopharm, Gerresheimer, Pochet, Heinz Glas, Hrastnik1860, Italesse Premium Bottles, Kefla Glas, Nest-Filler Pkg, Nouglass, O-I Glass, Oskar Karla, PGP Glass Private, Saint Louis, Saverglass, SGD Pharma Beauty & Care, Sopac, Stoelzle Glass, Verrerie du Futur, Vetronaviglio, Vinolok, Virospack, Vitro, Vta-Sover, Waltersperger, Wheaton, Zignago Vetro.

Para completar, a conferência "O Vidro do Futuro" reunirá um painel de especialistas [1] com a proposta de traçar um extenso panorama sobre as características desse material, bem como sobre as inovações e soluções que permitem diminuir sua pegada ecológica e oferecer respostas aos complexos problemas de preço, de redução do consumo de energia e de custo do transporte.

"Mais uma vez, os visitantes vão precisar de fôlego este ano para acompanhar tudo o que o salão tem a oferecer, como a oportunidade de ver de perto a expertise oferecida pelos expositores, de assistir a um programa de conferências extremamente interessante e de descobrir as atividades criativas elaboradas sob medida para o evento", conclui Fabienne Germond.