A Unilever está comprometida em coletar e processar mais embalagens plásticas do que vende até 2025. (Foto: © AFP Foto: Eric Feferberg)

A gigante de bens de consumo anunciou que tem como objetivo reduzir para metade o uso de plástico virgem - plástico produzido recorrendo a matérias-primas - que usa para seus negócios até 2025. De acordo com a Unilever, suas marcas (como a Dove, St. Ives, Tresemme, Vaseline and Toni & Guy) utilizam mais de 700 mil toneladas de plástico virgem por ano.

A Unilever afirmou que 100.000 toneladas virão de uma redução total no uso de embalagens plásticas, por exemplo, fabricando embalagens reutilizáveis, usando embalagens alternativas ou "produtos nus" que não usam nenhuma embalagem. As outras 250.000 toneladas da redução virão do uso de plásticos reciclados.

A empresa também buscará coletar e processar aproximadamente 600 mil toneladas de plástico por ano até 2025, investindo em uma infraestrutura de gerenciamento de resíduos, comprando, utilizando plásticos reciclados em suas embalagens e participando de programas estendidos de responsabilidade do produtor que permitirão o pagamento direto pela coleta de resíduos.

"O plástico tem seu lugar, mas esse lugar não é no meio ambiente. Só podemos eliminar o desperdício de plástico agindo com rapidez e adotando ações radicais em todos os pontos do ciclo do plástico", afirmou o presidente-executivo da Unilever, Alan Jope, em comunicado.