A marca australiana de produtos capilares para tratamento específico do microbioma anunciou ter obtido um investimento pré-seed junto à Unilever Ventures. Lançada em julho de 2022, a Straand é uma marca vegana que oferece produtos made in Australia à base de prebióticos, destinados a combater o ressecamento e a descamação do couro cabeludo, a acumulação de resíduos de produtos nessa região, a perda de densidade dos fios e até mesmo a queda dos cabelos.

Em pouco mais de três meses, a Straand lançou quatro produtos prebióticos para o equilíbrio do couro cabeludo — The Crown Cleanse, The Crown Fix Serum, The Head Doctor Conditioning Treatment e The Miracle Worker Scrub —, bem como uma linha de acessórios de alto padrão.

Em outubro, no âmbito de uma parceria estratégica, a marca passou a integrar a Adore Beauty, maior plataforma de vendas on-line de produtos de beleza da Austrália. Agora, a Straand está se preparando para entrar no mercado dos Estados Unidos, usando tanto seus próprios canais diretos como o site Amazon.

"Esse investimento contribuirá para dar impulso ao desenvolvimento da marca nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Europa e na China. A caspa, e globalmente qualquer distúrbio do couro cabeludo, são problemas sérios e muito estigmatizados em qualquer lugar do mundo. Há muitos anos não se vê grandes inovações em matéria de saúde do couro cabeludo, e a categoria está pronta para acolher novidades. A Straand se distingue pelas fórmulas especificamente desenvolvidas para o microbioma, por sua imagem de marca audaciosa e acessível e pelo interesse que ela vem despertando no público jovem", comenta Rachel Harris, uma das sócias da Unilever Ventures.

A Straand foi fundada por um pequeno grupo de pessoas: Jeremy Hunt, especialista em Marketing; Sarah Hamilton, cofundadora da Sand & Sky, marca australiana de cuidados da pele; Tim Brown, especialista em e-commerce internacional com a China; Nick Morris, profissional com ampla experiência em marcas de cosméticos; e Meagan Pate, especialista em estratégia de marcas e também diretora-geral da marca.