Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ciência e P&D

UCSD e Silab demonstram importância da homeostase da microbiota cutânea

Em 2019, a Silab estabeleceu uma parceria de pesquisa com o Dr. Richard Gallo, especialista em microbiota cutânea da Universidade da Califórnia, em San Diego (UCSD) [1], com o objetivo de ampliar os conhecimentos científicos sobre o papel da microbiota cutânea nos processos de inflamação característicos de peles frágeis. Os resultados desse trabalho acabam de ser publicados em dois artigos nas revistas Cell Reports. [2] e The Journal of Allergy and Clinical Immunology [3].

Muitos estudos já haviam comprovado o papel da microbiota cutânea, em particular o de bactérias oportunistas patogênicas, como Staphylococcus aureus (S. aureus), em diversas doenças de pele. Recentemente, novos estudos constataram a superabundância da espécie Staphylococcus epidermidis (S. epidermidis) em regiões lesionadas de peles frágeis. O que os pesquisadores descobriram é que essa bactéria comensal comum, presente na microbiota sadia e habitualmente benéfica para o hospedeiro, talvez contribua para a degradação do fenótipo cutâneo.

O objetivo dos estudos realizados pela equipe do Dr. Gallo era identificar o papel e o mecanismo de ação de duas espécies - S. aureus e S. epidermidis - na patogênese de duas doenças inflamatórias da pele: a síndrome de Netherton e a dermatite atópica.

Os resultados obtidos confirmaram a função patogênica do S. epidermidis em peles frágeis, de maneira análoga à ação do S. aureus. Os efeitos nocivos dessas duas espécies são a consequência da comunicação interespécies que utiliza como canal um sistema inteligente conhecido como quorum sensing, possibilitando a sincronização da secreção de proteases específicas das duas populações bacterianas. Esses fatores de virulência exacerbam a ruptura da função de barreira cutânea e o fenômeno inflamatório, sintomas característicos da síndrome de Netherton e da dermatite atópica.

Laura Cau, que participou do projeto da UCSD no âmbito de um programa de Voluntariado Internacional Científico financiado pela Silab, explica: "Essas descobertas evidenciam o quanto a saúde cutânea está sujeita à influência da comunicação entre espécies microbianas que ocorre no ecossistema epidérmico. Os resultados consolidam a compreensão do papel da microbiota comensal para o desenvolvimento de patologias inflamatórias da pele".

É possível que outras espécies microbianas tenham um efeito nefasto similar, da mesma forma que alguns fungos, como o Malassezia furfur. A síndrome de Netherton e a dermatite atópica constituem, portanto, doenças complexas, influenciadas não somente pelo genoma dos hospedeiros, mas também pelas numerosas espécies que colonizam a pele

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Novos horizontes nos cuidados da pele

Lipotec - Lubrizol
Novos horizontes nos cuidados da pele

A sociedade está a mover-se para um estilo de vida mais minimalista, menos movido pela acumulação e consumo, e mais pela multifuncionalidade e simplicidade. Está a acabar o “quanto mais melhor” e é tempo de reduzir o nosso impacto no planeta, vivendo uma vida mais natural. Nos cuidados da pele, os consumidores procuram produtos poderosos e (...)

+ informações

Seções