Destinada ao uso como embalagem de produtos cosméticos, a nova bisnaga Natura Shape, criada pela Stora Enso, contém material à base de papelão com revestimento de barreira e é equipada com uma tampa de rosca desenvolvida pela Blue Ocean Closures. A montagem do conjunto ficou sob a responsabilidade da AISA. A Stora Enso explica que a embalagem completa contém mais de 85% de fibras, o que, segundo a empresa, é a mais alta porcentagem atualmente disponível nesse tipo de bisnaga. Apresentada oficialmente no salão Interpack 2023, realizado de 4 a 10 de maio em Düsseldorf (Alemanha), a nova solução de embalagem deverá chegar ao mercado em 2024.

Tampa com mais de 95% de fibras

Foi em 2019, no salão Luxe Pack Monaco, que a Stora Enso lançou o conceito de bisnagas para cosméticos produzidas em papelão. Ao equipar a nova bisnaga com uma tampa à base de fibras desenvolvida pela startup sueca Blue Ocean Closures, a empresa fino-sueca conseguiu obter uma redução inédita da quantidade de plástico presente na embalagem.

A inovadora tampa, que contém mais de 95% de fibras provenientes de celulose de madeira, oferece solidez, alta densidade e a possibilidade de ser decorada. O encaixe é feito por rosqueamento na terminação sobremoldada, fabricada em material híbrido (papelão e PE, com 40% a 70% de fibras de papelão).

A montagem dos componentes ficou a cargo da AISA], uma das principais produtoras mundiais de máquinas para a fabricação de bisnagas.

"Sabemos que as marcas têm enfrentado grandes desafios na busca de alternativas sustentáveis para bisnagas de plástico. Nesse sentido, é fundamental aumentar o teor de fibras, a fim de obter um nível maior de reciclabilidade, reduzir a pegada de carbono e atender às exigências dos consumidores", explica Lars Sandberg, CEO da Blue Ocean Closures.

Menos plástico

Com o uso de fibra de madeira, essa solução reduz a quantidade de plástico presente nas bisnagas e contribui para que as marcas ampliem a proporção de materiais renováveis e sustentáveis de suas embalagens.

"Consideramos que é essencial aumentar o teor de fibras, a fim de consolidar o uso de bisnagas de papelão, graças à maior reciclabilidade e à menor pegada de carbono que elas proporcionam", ressalta Martin Hammer, Business Developer da Stora Enso.