Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Startups apostam no urucum para tratar dermatite atópica

Usado pelos índios como remédio, o urucum é a aposta de duas startups mineiras para o tratamento da dermatite atópica, doença crônica que causa inflamação da pele e leva ao aparecimento de lesões e coceira.

As empresas Profitus, vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Bioaptus, ligada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estão nas etapas finais para o lançamento de um hidratante 100% natural formulado com extrato de urucum e aptâmeros. Segundo os fabricantes, os anticorpos à base de DNA produzidos em laboratório são capazes de se conectar firmemente a uma molécula alvo e agir de forma semelhante a um anticorpo convencional.

Urucum, matéria-prima do hidrante criado pelas startups

Urucum, matéria-prima do hidrante criado pelas startups

O produto promete diminuir o processo inflamatório da pele pela ação dos aptâmeros desenvolvidos pela Bioaptus, que bloqueiam as moléculas responsáveis por iniciar processos inflamatórios na pele, possibilitando assim a redução das manifestações da dermatite atópica. Já o extrato de urucum, patenteado pelo laboratório Profitus, auxilia no controle dos processos inflamatórios e possibilita a regeneração de áreas já acometidas. Ele atua nos mediadores do processo de cicatrização ao estimular a multiplicação das células epiteliais e a produção de colágeno e elastina, além de proteger a pele da ação de micro-organismos.

A hidratação da pele é fundamental para pessoas que sofrem com a dermatite atópica e o uso intensivo de hidratantes representa gastos contínuos com os produtos. Segundo as startups, o hidratante feito com extrato de urucum terá um custo reduzido em comparação às opções disponíveis no mercado. Além disso, pretende ser uma alternativa à utilização de produtos à base de corticoides para o controle da doença.

A formulação do hidratante está sendo testada clinicamente em pessoas com dermatite atópica para comprovar sua eficácia. Espera-se que o produto chegue ao mercado ainda este ano. A parceria entre a Profitus e a Bioaptus é viabilizada com recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções