Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Startups apostam no urucum para tratar dermatite atópica

Usado pelos índios como remédio, o urucum é a aposta de duas startups mineiras para o tratamento da dermatite atópica, doença crônica que causa inflamação da pele e leva ao aparecimento de lesões e coceira.

As empresas Profitus, vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Bioaptus, ligada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estão nas etapas finais para o lançamento de um hidratante 100% natural formulado com extrato de urucum e aptâmeros. Segundo os fabricantes, os anticorpos à base de DNA produzidos em laboratório são capazes de se conectar firmemente a uma molécula alvo e agir de forma semelhante a um anticorpo convencional.

Urucum, matéria-prima do hidrante criado pelas startups

Urucum, matéria-prima do hidrante criado pelas startups

O produto promete diminuir o processo inflamatório da pele pela ação dos aptâmeros desenvolvidos pela Bioaptus, que bloqueiam as moléculas responsáveis por iniciar processos inflamatórios na pele, possibilitando assim a redução das manifestações da dermatite atópica. Já o extrato de urucum, patenteado pelo laboratório Profitus, auxilia no controle dos processos inflamatórios e possibilita a regeneração de áreas já acometidas. Ele atua nos mediadores do processo de cicatrização ao estimular a multiplicação das células epiteliais e a produção de colágeno e elastina, além de proteger a pele da ação de micro-organismos.

A hidratação da pele é fundamental para pessoas que sofrem com a dermatite atópica e o uso intensivo de hidratantes representa gastos contínuos com os produtos. Segundo as startups, o hidratante feito com extrato de urucum terá um custo reduzido em comparação às opções disponíveis no mercado. Além disso, pretende ser uma alternativa à utilização de produtos à base de corticoides para o controle da doença.

A formulação do hidratante está sendo testada clinicamente em pessoas com dermatite atópica para comprovar sua eficácia. Espera-se que o produto chegue ao mercado ainda este ano. A parceria entre a Profitus e a Bioaptus é viabilizada com recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack, a feira B2B dedicado a embalagens de luxo, retornará na Costa Oeste para uma segunda edição na Los Angeles em 27 e 28 de fevereiro de 2019. Como no ano passado, o evento será realizado em conjunto com a MakeUp em Los Angeles, a feira B2B de acessórios, tendências e formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. O (...)

+ informações
Palavra de especialista
Green, Clean... e o que mais?

Pascale Brousse
Green, Clean... e o que mais?

A força da nova tendência é visível. Para ser desejável, um produto deve ser green, clean e cool, de preferência seguindo os modelos de marcas Indie e DNVB [1]. Green - porque ser natural tornou-se um princípio de base para qualquer produto. Clean - porque a ausência de substâncias poluentes ou duvidosas é outro pré-requisito importante. Cool (...)

+ informações

Seções