Em seu relatório anual Cosmotrends, que passa em revista os produtos mais inovadores apresentados pelos expositores do salão Cosmoprof Worldwide Bologna, a Beautystreams identifica oito tendências principais:

 Lash it Up! Cílios (e sobrancelhas) ganham destaque no rosto de homens e mulheres que, cada vez mais, valorizam a criatividade, as cores e a audácia, combinando expressão de si mesmo com prazer e experiências inéditas.

 Derma Nerd. Novos sistemas de aplicação inteligentes potencializados por recursos de IA, a fim de intensificar a ação de ingredientes ativos e aumentar a eficácia dos produtos (encapsulação inteligente, nanossomas ou microdosagem).

 Beauty by Numbers. Mais uma tendência focada na tecnologia: a personalização dos produtos atinge níveis recordes, graças a recursos de IA ainda mais sofisticados. A possibilidade de obter diagnósticos detalhados e recomendações de produtos com fórmulas sob medida leva a soluções de beleza verdadeiramente personalizadas.

 No to H2O. Os cosméticos secos, de base anidra (sem água) ou sólidos estão se tornando cada vez mais populares. A escassez de água desponta como um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar num futuro próximo. Portanto, é essencial reduzir a pegada hídrica do processo de fabricação de produtos de beleza.

 Tribute to Ancestral. Esta tendência traduz o crescente interesse que os consumidores têm demonstrado por ingredientes tradicionais e rituais de beleza seculares. Numa época de tantas incertezas, eles proporcionam a sensação de maior estabilidade e reconforto, além de atiçarem a curiosidade e o desejo de experimentar.

 Surprise me, Delight Me. Sinônimo de sensações e prazer proporcionados pelo uso de um produto. Na contramão da crescente digitalização, a ênfase recai em pontos de contato concretos e em sensações táteis. Essa tendência foca em benefícios sensoriais surpreendentes e em texturas e formatos interessantes, de forma a transformar a aplicação do produto numa experiência realmente divertida.

 Mind, Body, Soul. Reflexo da visão cada vez mais ampla que as pessoas têm do bem-estar, como algo que engloba todos os aspectos da vida. Além dos cuidados proporcionados à pele, uma nova geração de produtos de beleza busca contribuir para criar uma experiência holística que traz alegria e estimula o bom humor.

 Lab-Born Naturals. Por fim, essa tendência prioriza a sustentabilidade, mobilizando as possibilidades oferecidas pela biotecnologia para criar ativos eficazes e ingredientes naturais que não tenham impacto negativo para o planeta.