Para desenvolver o Ecobiotys, a Silab se inspirou na alta capacidade reguladora da microbiota do néctar de flores, que recebeu o nome de "Nectarobiota". Trata-se de um enfoque inédito na indústria de cosméticos: utilizar o microbioma vegetal para desenvolver um ativo com ação sobre a microbiota da pele humana.

Flor-de-cera ou Hoya carnosa. (Foto: Courtesy of Silab)

O Ecobiotys é um produto derivado da levedura Metschnikowia reukaufii, coletada a partir do néctar da Hoya carnosa, ou flor-de-cera. O ingrediente reequilibra a microbiota de peles maduras, reforçando não apenas a função imunitária como também a barreira mecânica da pele, além de harmonizar a repartição das populações bacterianas. Segundo a Silab, há um ganho na qualidade da defesa proporcionada pela barreira cutânea e a pele fica mais radiante.

O Ecobiotys da Silab obteve o terceiro lugar no concurso Innovation Zone Best Ingredient

Testado em concentração de 2,5% in vivo em peles caucasianas maduras, o Ecobiotys melhorou visivelmente o aspecto da pele, aumentando:

 em 9,5% (p < 0,0001) a luminosidade;
 em 13% (p < 0,005) o frescor;
 em 9,3% (p < 0,005) o efeito de pele saudável;
 em 8,0% (p < 0,001) a aparência de descanso dos olhos.

"A avaliação subjetiva do teste confirmou esses resultados: para a maioria dos voluntários que usaram o Ecobiotys, a pele permaneceu nutrida durante mais tempo, ganhou luminosidade e apresentou menos imperfeições", explica a Silab.

A empresa recomenda o uso do Ecobiotys em produtos desenvolvidos para a beleza e a saúde de peles maduras.

O Ecobiotys foi patenteado pela Silab (nomenclatura INCI: Yeast Extract), tendo sido desenvolvido em conformidade com as normas internacionais em matéria de cosméticos (Europa, Estados Unidos, Japão e China). O ingrediente ativo está disponível em solução aquosa e, segundo recomendação da Silab, deve ser usado em concentração de 1% a 2,5%.