Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Schwan Cosmetics: "Somos muito mais que um fabricante de lápis"

Na edição 2019 salão MakeUp in Paris, a empresa alemã Schwan Cosmetics apresentou dois novos produtos na forma de pó compacto. O primeiro é um blush matte com fórmula de longa duração e ação ultramatificante, que pode ser usado como blush ou contouring; o segundo, uma sombra cintilante com fórmula hiperpigmentada que produz um efeito de cores excepcional. A empresa apresentou também um modelo de lápis inovador e sustentável. Para Tomas Espinosa, novo Chief Market & Business Development Officer, o evento foi uma ocasião para destacar a nova estratégia decididamente multiprodutos adotada pela Schwan Cosmetics e para reafirmar os objetivos definidos pela empresa.

Tomas Espinosa, Chief Market & Business Development Officer, Schwan (...)

Tomas Espinosa, Chief Market & Business Development Officer, Schwan Cosmetics

Premium Beauty News - O senhor está atualmente com 43 anos e acaba de assumir uma nova função na Schwan Cosmetics - mas não é exatamente um "novato" na empresa, não é?

Tomas Espinosa - Tem razão. Sou de origem mexicana e, assim sendo, trabalhei para a Schwan Cosmetics como diretor-geral durante dez anos no México. Portanto, conheço bem a empresa, seus produtos e o diferencial que ela oferece. A unidade mexicana não produz apenas lápis para maquiagem — esse setor responde atualmente por apenas 50% das operações. A fábrica é também especializada na cocriação e no desenvolvimento de produtos destinados a grandes marcas de cosméticos, mobilizando sua sólida expertise para valorizar o que essas marcas têm de mais especial. Ou seja, a Schwan Cosmetics é muito mais que um fabricante de lápis.

Premium Beauty News - O senhor poderia começar fazendo um panorama do que é a identidade, a força e, portanto, a filosofia da Schwan Cosmetics?

Tomas Espinosa - A identidade e a história da empresa são marcadas pela inovação. Há mais de 90 anos, inventamos o lápis cosmético — e, desde então, estamos sempre com um pé no futuro. O mais importante, para nós, é podermos desenvolver, em estreita colaboração com os clientes, soluções sob medida e perfeitamente adaptadas ao público-alvo, quer o cliente seja uma start-up recém-criada ou uma marca de grande renome no mercado.

Outro elemento muito importante para nós é que as gerações atuais e futuras possam ter uma experiência plenamente consciente da beleza. Por isso, criamos produtos que aliam qualidade, estética e responsabilidade.

Por fim, não menos importante é a proposta de capitalizarmos sobre nossa expertise em matéria de formulação e processos, a fim de ampliar a oferta de produtos da empresa e, assim, desenvolver um autêntico ecossistema com nossos parceiros, em particular em termos de embalagens. Com isso, podemos garantir um verdadeiro diferencial, sempre com o mesmo lema: "Desejo, Desempenho, Qualidade, Segurança".

Premium Beauty News - Como a Schwan Cosmetics está posicionada atualmente no mercado? Pode nos dar alguns números?

Tomas Espinosa - Com muito prazer. Ano após ano, merecemos a confiança de 700 marcas em 70 países, bem como de mais de meio bilhão de consumidoras no mundo todo. Continuamos desenvolvendo texturas específicas para cada região, cada marca, cada clima e cada tipo de pele. Oferecemos a melhor solução para diferentes tipos de demanda, seja um delineador para a China, uma sombra para a África do Sul ou um gloss para o Brasil. Nossas equipes são formadas por profissionais de mais de 30 nacionalidades. Juntos, temos a missão de criar produtos sustentáveis e inovadores, que seduzam os consumidores, onde quer que estejam. Ao todo, cerca de 3 mil colaboradores dedicados trabalham para a Schwan Cosmetics ao redor do mundo. Dispomos atualmente de nove fábricas espalhadas em todos os continentes, a fim de garantir a sustentabilidade da produção e circuitos mais curtos de abastecimento.

Premium Beauty News - Estamos exagerando se dissermos que uma nova Schwan Cosmetics nasceu há alguns meses?

Tomas Espinosa - Não, não é exagero! A verdade é que estamos nos adaptando a um mundo que vem se transformando com extrema rapidez. Quem poderia ter previsto um crescimento tão significativo e repentino no número de novas marcas? Quem diria que as mídias sociais e os influenciadores conquistariam tanto poder - e, principalmente, em tão pouco tempo?

Apesar de todas essas mudanças, os lápis são e continuarão sendo um elemento essencial do mercado de beleza. A Schwan Cosmetics oferece às marcas a possibilidade de desenvolver linhas de produtos cosméticos que correspondem perfeitamente ao projeto definido por elas, nos mínimos detalhes. Graças a nossa visão 360 graus de personalização, focada exclusivamente na marca, podemos oferecer produtos, fórmulas e embalagens exclusivos e adaptados às necessidades dos clientes.

Hoje, porém, todo esse know-how já não é suficiente. Por isso, com a colaboração de parceiros, oferecemos também novas soluções de produtos que contribuem para valorizar os argumentos de venda próprios à marca e, acima de tudo, oferecemos soluções inéditas para o acondicionamento dos produtos.

Premium Beauty News - A questão ambiental é também um grande desafio para o setor. Como a Schwan Cosmetics lida com essa área?

Tomas Espinosa - Efetivamente, a questão ambiental é um grande desafio, mas para nós ela representa também uma formidável oportunidade, pois abre caminhos inéditos para a inovação. Ingressamos nessa via já há vários anos e hoje estamos aptos a oferecer uma gama completa de produtos mais sustentáveis. Para conferir maior transparência às nossas iniciativas, decidimos participar do Programa Sustainable Packaging Initiative for CosmEtics (SPICE), que reúne diversas empresas da indústria de cosméticos trabalhando em favor de um mesmo objetivo: idealizar, em conjunto, a embalagem sustentável do futuro. O SPICE desenvolve e publica métodos e informações de cunho comercial, com o objetivo de embasar o processo de tomada de decisões no longo prazo e melhorar o desempenho ambiental de toda a cadeia de valor em matéria de embalagem.

A Schwan Cosmetics vem colocando todo o seu empenho nessa área e pretende fazer muito mais.

Entrevista concedida a Jean-Yves Bourgeois
(Tradução: Maria Marques)


© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções